balm-pós-barba
Barba 20 de setembro de 2021

Pós-barba, qual o melhor : balm, óleo ou gel?

Vamos começar do começo: como você faz a barba? Tem muito cara por aí que só molha a barba ou passa um sabonete e seja o que Deus quiser. Por favor, diz que você não é um deles. Diz que você usa um produto para barbear e agora está atrás do melhor pós-barba.

A lâmina de barbear é ótima, mas precisa de uma ajudinha de um gel para barbear para deslizar bem sobre a pele e conseguir um corte mais rente e de um alívio para acalmar a pele depois. Achou que ia ser simples se tornar um barbudo? Não tanto, meu jovem.

Enfim, vamos ao que interessa. Você quer saber qual é o melhor pós-barba, certo? Então vamos falar sobre as principais opções: balm para barba, óleo para barba.

Para que serve o pós-barba?

Opa, antes de mais nada, vamos responder uma questão essencial: para que serve o pós-barba? Uma das funções desse produto que nós já citamos é acalmar a pele. 

A famosa e odiada coceira na barba pode ter várias causas, mas uma delas é justamente o barbear. Então uma boa forma de como evitar irritação é o uso de um produto pós-barba.

Um bom pós-barba ainda:

  • Ajuda a evitar infecções em possíveis cortes que podem acontecer durante o barbear;
  • Fecha os poros, protegendo ainda mais a pele;
  • Hidrata a pele;
  • Previne pelos encravados;
  • Deixa o rosto perfumado.

Quando usar pós-barba?

Se você estiver se questionando sobre quando usar pós-barba na sua rotina de cuidados, a resposta é sempre que você se barbear.

Já se estiver em dúvida quanto a quando usar pós-barba quando estiver se barbeando, a resposta é assim que você terminar. Terminou de “limpar” os fios fora do desenho da sua barba, aparou onde precisava, tudo pronto? Passe uma água no rosto, seque e aplique o seu pós-barba.

O que passar depois de fazer a barba?

Hoje, existem algumas opções de produtos para você passar depois de fazer a barba. Os mais populares são o balm para barba (que também pode ser chamado de bálsamo), óleo para barba e gel pós-barba.

Todos esses produtos são opções válidas para quem quer cuidar da barba e da pele do rosto depois de se barbear. Para descobrir qual é o melhor pós-barba, você precisa conhecê-los e escolher o que é o melhor “match” para a sua amada (a barba, claro, estamos falando da barba).

Qual é o melhor pós-barba?

Antes da gente começar a falar sobre as opções que temos hoje no mercado, vamos explicar algo que com certeza determina não só qual é o melhor pós-barba, mas também qual é o pior.

Pode ser que você ainda não tenha um pós-barba preferido porque tinha medo de usar esse tipo de produto. E, cara, compreensível. Sabe de onde vem esse receio, que é super comum? Os mais antigos, que tinham álcool na composição.

Imagina você derramar álcool em uma ferida aberta. Nada agradável, né? Pois era basicamente isso que rolava, já que o barbear pode irritar e até deixar alguns cortes na pele.

Além disso, o álcool é, de maneira geral, péssimo para a pele, porque resseca ela. Ou seja, as chances do rosto ficar irritado no pós-barba eram ainda maiores.

Todos os produtos sobre os quais vamos falar a seguir não têm álcool entre seus ingredientes (vale sempre checar!) e têm componentes hidratantes. Ou seja, esses sim merecem estar concorrendo ao “prêmio” de melhor pós-barba.

Para que serve balm para barba?

Balm é um excelente pós-barba

O balm para barba ou bálsamo para barba serve para deixar os fios macios, facilitar a modelagem deles e hidratar também a pele do rosto. Ou seja, a composição desse tipo de produto é sempre cheia de ingredientes hidratantes e emolientes.

A função principal do balm não é a de pós-barba, mas ele funciona muito bem para isso. O Balm para Barba da Barba de Respeito, por exemplo, conta com óleo de melaleuca, que tem função antisséptica, desinfetante, cicatrizante e antifúngica, e hidratantes como óleo de argan, de semente de uva e manteiga de karité.

Outra opção é o Balm para Barba 4por1, que tem ação calmante e refrescante, graças ao óleo de melaleuca e ao mentol, minimiza os poros, graças à alantoína, e hidrata, graças à manteiga de karité.

Para que serve óleo para barba?

óleo como pós-barba, pode?

Assim como o balm, o óleo para barba não tem como função principal o pós-barba, mas funciona muito bem para isso. Seu objetivo principal é manter a maciez e a sedosidade dos fios, ajudando a desembaraçá-los e acabar com aquele visual meio homem das cavernas.

Aliás, o óleo para barba é ótimo para tipos de barba mais longas, que são as que mais sofrem com ressecamento. É normal, quanto mais longe da pele do rosto, mais ressecado. Isso acontece porque a oleosidade natural do rosto não chega às pontas dos fios quando são longos.

O Óleo Hidratante para Barba tem função antiinflamatória e antioxidante, hidrata, nutre e promove brilho intenso e maciez aos fios. Já o Óleo de Barba 4por1 tem ação emoliente, hidratante e protetora.

Ah, apesar dos óleos para barba serem, normalmente, de rápida absorção pela pele e pelos, é importante ressaltar que o uso desse tipo de produto em peles oleosas pode não ser a melhor ideia. Nesses casos, recomendamos apostar no óleo para o comprimento da barba, mas não tanto para o rosto.

Como usar pós-barba?

No caso do gel pós-barba, a indicação é espalhar o produto massageando suavemente o rosto e o pescoço. Já se falamos do balm para barba ou do óleo para barba, o modo de uso é o mesmo, mas pode também espalhar nos pelos.

E aí, já escolheu qual é o melhor pós-barba para você? Todas as opções são boas e você pode também testá-las para ver com qual você se adapta melhor. E que tal aproveitar para completar o seu kit? Confira quais são os melhores produtos para barba na nossa opinião.

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Últimos posts Mais comentados
Twiiter