cabelo caindo
Cabelo 17 de outubro de 2019

Cabelo caindo? Conheça os 4 principais motivos

Cabelo caindo ainda jovem? Todo cara perto dos 25 anos e que começa a perceber umas entradinhas na cabeça tem medo de ficar careca. Olha, não que isso seja o fim do mundo e até dá pra lançar um visual bem maneiro com um “cavanha” ou uma barba legal. Só que acontece que tem muita gente que não aceita ou quer retardar ao máximo esse processo. Assim, passa boa parte do tempo tentando descobrir ou evitar os motivos para queda de cabelo.

Mas e aí? Existe uma fórmula mágica? Dá pra reverter o jogo? Ou será que você tem que aceitar a natureza mesmo? Bom, para todas essas questões, a gente trouxe uma série de informações. Também algumas dicas pra você tirar de letra essa preocupação e conseguir manter um visual legal por mais tempo. Bora lá?

Cabelo caindo ainda novo: essa parada é normal?

cabelo caindo

Então! Os motivos para o cabelo caindo são muito variáveis e a gente vai ver alguns deles mais à frente. Porém, é importante entender que esse processo acontece com muita naturalidade e a gente, até os mais cabeludos, tem uma queda diária entre 100 e 150 fios (nem dá pra notar, né?).

Para explicar melhor esse ciclo, nosso couro cabeludo meio que funciona em 3 etapas de vida: anágena (crescimento dos fios), catágena (pausa) e telógena (queda). Naturalmente, com o chegar da idade, essas etapas passam a se intensificar e em prazos mais prolongados. O lance é que, em alguns organismos, há um desequilíbrio mais precoce dessas fases e, por isso, tem muito cara novo que já começa a perder cabelo.

E quais os principais motivos para estar com o cabelo caindo?

Aqui, a gente resolveu destacar aqueles que são os motivos para queda de cabelo mais comuns entre os homens. No entanto, vale reforçar que o diagnóstico mais exato deve ser buscado por um profissional da saúde, como um dermatologista, beleza?

Sendo assim, bora começar! Anote aí!

1. Alopecia

Um dos motivos para queda de cabelo mais fáceis de se identificar é a alopecia areata! Afinal, se trata de uma condição de saúde bem particular e com sintomas muito nítido, entre eles, a perda de pelos no corpo inteiro.

Ou seja, os casos de alopecia costumam proporcionar a queda de cabelos. Mas não somente na cabeça e dá pra se ligar que não se trata de um motivo natural ou genético, sacou? Ela pode atingir a barba, bigode e até mesma sobrancelha.

As causas também são muito variadas, com falta de vitaminas específicas, distúrbios hormonais e até caso de muito estresse. Por isso, o mais indicado é se informar e, principalmente, buscar uma ajuda médica!

2. Má alimentação

cabelo caindo

Fast food on a sofa table

É, brother! Vai achando que aquele velho X-tudo que te salvou vários noites pós-balada! Bom, brincadeira à parte, ninguém precisa se privar ou deixar de fazer o que gosta! Só tem que buscar um equilíbrio saudável e evitar exageros, né?

A alimentação é fundamental e tudo aquilo que ingerimos no dia a dia, impacta de alguma forma em nosso organismo! Portanto, uma dieta muito pesada, com excesso de gordura, frituras, alimentos industrializados e outros tipos de junk food podem até matar a fome às vezes. Mas, se exagerados, podem causar sérios problemas à saúde e até proporcionar um desequilíbrio no organismo, dificultando o crescimento, o fortalecimento e, até mesmo, contribuindo para a quedo de cabelo.

Por outro lado, uma alimentação balanceada, rica em vitaminas A, complexo B, E e biotina, por exemplo, são grandes aliadas para a saúde dos fios! Fique ligado!

3. Questões genéticas

Essa parada faz muito cara se preocupar! Afinal, se seu pai ou avô eram carecas, isso significa que você também vai ser? É relativo, meu camarada! Apesar de aumentarem as possibilidades, já que nós herdamos os genes de nossos antepassados, isso não é bem uma regra.

Vamos lá! As características masculinas estão ligadas, diretamente, aos níveis de testosterona de cada um! Só dentro desse enorme complexo hormonal, tem um lance chamado DHT (Dihydrotestosterone). Ele é uma subcategoria da testosterona e que é responsável pelo crescimento e força dos fios, assim como o controle do sebo, seborreia, acnes etc.).

O que diferencia um careca de um cabeludo ou um barbudo de alguém de cara lisa é, justamente, o número de receptores desse hormônio na pele e se o DHT está “trabalhando” eles. A partir do momento que esse sistema “para de funcionar”, a tendência é que os fios parem de crescer. E, por mais que a medicina avance, ainda é difícil modificar esse quadro natural.

4. Falta de cuidados

Entre os motivos para queda de cabelos mais comuns também vale destacar a falta de cuidados especiais. Aliás, o que tem de cara dando mole por causa disso, não é brincadeira! Pois é! Tanto para a barba quanto para o cabelo masculino, o mais recomendado é recorrer a cosméticos específicos e voltados para esse público. Afinal, o organismo do homem é diferente do da mulher. Não adianta você querer dar um “migué” e usar o shampoo ou condicionador da sua mina! Papo de especialista!

Sendo assim, invista num bom shampoocondicionador . Ah, também não vá dar mole de usar qualquer produto na cabeleira. Se quiser dar aquele capricho merecido, rola usar um modelador e um escurecedor, desde que se tenha referência da marca, beleza!

Ainda não sofri com cabelo caindo, o que fazer para evitar?

cabelo caindo

Anotou todas as dicas acima? Se compromete a levar uma vida mais “sussa” e saudável, vai montar seu arsenal de produtos masculinos com itens de qualidade e de boa procedência e sempre que puder dar um pulo no médico para ver se não está com nenhum desequilíbrio hormonal? Então, beleza!

Sendo assim, podemos passar a dica final, do tipo “chave de ouro” para combater a sua queda de cabelo! Estamos falando do Blend, um tônico poderoso que pode trazer resultados incríveis e rápidos no couro cabelo e ajudar os fios mais fracos a ganharem força novamente! Mas, por que não falamos disso antes?

Então, cara! Por que não se trata de milagres e todos os cuidados que citamos antes são indispensáveis para obter resultados positivos, sacou! Por isso, deixamos a cereja do bolo por último!

Em resumo, os motivos para queda de cabelo podem ser muitos. Muitos deles, estão ligados aos nossos hormônios e genética, enquanto outros são apenas moles que os caras dão ao não cuidarem bem da higiene ou recorrerem a produtos inadequados. O lance é que, independentemente de qual seja a causa da calvície, sempre rola postergar o processo com tratamentos específicos e com os devidos cuidados. Portanto, mãos à obra… ou melhor, mãos aos cabelos!

Curtiu? Agora que você tá ligado nos motivos para queda de cabelo, que tal ficar por dentro de outras dicas do universo masculino? Então, segue a gente lá no Facebook, no Instagram e no Twitter para ficar por dentro de tudo o que rola de novidade!

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Mais comentados
Blend Original® Barba de Respeito