tratamento-para-calvicie
Cabelo 1 de dezembro de 2021

Calvície masculina: O que fazer para evitar a tão temida calvície?

Mais do que bicho papão, a calvície masculina assusta muito homem por aí desde criança. E nós entendemos esse medo, afinal, estima-se que até os 70 anos 80% dos caras vão sofrer com esse problema.

Mas sabe o que pode te ajudar a vencer esse medo? Conhecimento. Aqui você vai saber um pouco mais sobre a calvície masculina e descobrir também formas de tratá-la. Confira!


Afinal, o que é calvície masculina?

calvície masculina

Até certo grau, a queda de cabelo é normal e esperada, afinal, essa é uma das fases do ciclo de crescimento do cabelo.

Em média, uma pessoa perde cerca de 100 fios por dia, mas, se você perceber um volume maior que esse, pode acender um sinal de alerta!

Apesar de ser usada como sinônimo de toda queda massiva de cabelo, “calvície” é o nome dado à “alopecia androgenética”. Uma manifestação fisiológica que acontece com pessoas que têm predisposição genética.

Contudo, como “calvície” é uma palavra usada para mais do que essa condição. Nós vamos usar esse termo aqui para nos referir a todas as quedas anormais de cabelo e vamos, claro, explicar os tipos.


4 tipos de calvície masculina

Conheça alguns dos tipos mais comuns de calvície masculina e entenda o que pode causar a queda de cabelo.


Alopecia androgenética

É uma perda de cabelos causada por hormônios masculinos em pessoas que têm tendência genética. Neste caso, o hormônio DHT, ou “di-hidrotestosterona”, muda os folículos capilares, tornando-os mais finos, curtos e menos pigmentados, até que deixam de crescer.

Em quem tem alopecia androgenética, a queda acontece na parte da frente do cabelo, causando as famosas e temidas entradas, e pode também ocorrer na parte de cima da cabeça, na chamada “coroa”.


Calvície precoce

A calvície precoce é, normalmente, causada pela alopecia androgenética. Além disso, quando o homem começa a perder cabelos com 18 anos ou menos, há uma maior chance de ficar calvo.


Alopecia areata

calvície masculina

De causa desconhecida, esse tipo de calvície é caracterizado pelo aparecimento de partes sem cabelo em formato arredondado no couro cabeludo e até em outras áreas do corpo, como a barba.

A alopecia areata costuma ser relacionada a estresse e afeta tanto homens quanto mulheres em qualquer faixa etária. Então, se você duvidava que estresse causa calvície, saiba que, sim, isso é verdade. E, se quiser evitar a calvície, pode ser uma boa ideia repensar seus hábitos e estilo de vida.

Leia também: Queda de cabelo feminina: qual a melhor solução?


Alopecia difusa

É a perda de cabelo anormal que acontece após doenças crônicas, estresses emocionais, uso de determinados medicamentos, devido à má nutrição etc. Neste caso, o cabelo passa a cair facilmente sob tração e se torna escasso e muito liso.


Como saber se estou ficando calvo?

queda capilar

Para você identificar se está realmente ficando calvo, existem alguns sinais:

  • Cabelos mais finos na parte da frente em relação aos da parte de trás da cabeça;
  • Couro cabeludo visível dependendo de como se usa o cabelo;
  • Couro cabeludo aparente depois de entrar em contato com a água, como no banho, na piscina ou no mar;
  • Diminuição do volume de cabelo na parte da frente;
  • Percepção de entradas.

A calvície masculina normalmente evolui lentamente, por isso pode levar anos para ser detectada. Se a queda de cabelo inicia por volta dos 30 ou 40 anos, é ainda mais comum que a evolução seja mais lenta.

E, quanto antes você procurar ajuda, melhores são as chances de um tratamento para calvície masculina dar resultado. Por isso, se está achando que isso pode estar acontecendo com você, busque um dermatologista.


Perigos da calvície masculina

Além do baque psicológico que vem junto com a calvície masculina, existem outros problemas relacionados a essa condição. A principal é o aumento de chance de desenvolvimento de câncer de pele, pois o couro cabeludo fica mais exposto e problemas com queimaduras solares podem se tornar mais comuns caso não haja cuidado.

Existem também alguns estudos científicos que apontam uma relação entre a calvície masculina e hipertensão, diabetes, obesidade, doenças cardíacas, câncer de próstata e diminuição na contagem de espermatozóides.


5 dicas para evitar calvície

Como já dissemos, uma das principais causas da calvície masculina é uma condição genética. Quanto a isso, você não pode fazer nada, mas nós temos algumas dicas do que você pode fazer para evitar a calvície:

  1. Evite o estresse: já viu no tópico sobre alopecia areata, né? Estresse pode, sim, causar queda de cabelo, então, dentro do possível, tente levar uma vida mais zen;
  2. Tenha uma boa alimentação: dietas muito restritivas e/ou sem muitos nutrientes e vitaminas podem também causar a calvície masculina;
  3. Faça exercícios físicos regularmente: além de ser um hábito muito positivo de maneira geral, vai te ajudar a diminuir o estresse no dia a dia e ainda vai melhorar a circulação sanguínea, o que ajuda a deixar os fios mais fortes;
  4. Evite o consumo de álcool, cigarro e anabolizantes: o consumo excessivo de álcool atrapalha a absorção e distribuição de nutrientes, o cigarro diminui a circulação sanguínea no couro cabeludo e os anabolizantes aceleram a alopecia em quem tem predisposição genética;
  5. Mantenha o couro cabeludo limpo: a sujeira acumulada no couro cabeludo pode piorar ou até causar queda de cabelo.

O que fazer se os sinais de calvície aparecerem?

Primeiramente, como já dissemos, procure um médico dermatologista. Hoje, o principal tratamento é feito com remédios que bloqueiam a ação do hormônio DHT juntamente com outros tratamentos, como o uso de produtos tópicos. Ou seja, que são aplicados no local, e/ou procedimentos como o microagulhamento, o uso de laser ou ainda o implante.

Um tratamento para calvície que você pode testar juntamente com o seu médico é o Blend Antiqueda de Cabelo da Barba de Respeito. Nesse sentido, os kits, formados por shampoo antiqueda e loção tônica para crescimento dos fios, foram dermatologicamente testados e comprovados com essa finalidade.

O shampoo diminui a oleosidade e prepara o couro cabeludo para a aplicação da loção tônica, que age diretamente no crescimento dos novos fios. Ou seja, é uma solução completa. Conheça melhor esses produtos agora mesmo!

Posts Relacionados

Comentários:

  1. Olá barbaderespeito.com, ótimo conteúdo.
    TÔNICO CAPILAR TRINOXIDIL . NOVA FÓRMULA, MAIS EFICAZ!
    O Trinoxidil é um complexo nutritivo de tripla ação, agindo nos cabelos, barba e sobrancelhas, podendo ser utilizado tanto por homens quanto por mulheres, desenvolvido por uma Empresa especializada em cuidados capilares, com ativos comprovados para reduzir a queda de cabelo e auxiliar no crescimento.
    Clique no link para mais informações
    https://bit.ly/tonico-capilar-trinoxidil

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Últimos posts Mais comentados
Twiiter