Comportamento 11 de setembro de 2018

Como ser mais confiante: 6 estratégias fundamentais

Ter autoconfiança é acreditar em você mesmo e na sua capacidade de realização. Confiar no seu taco, encarando a si mesmo como um cara bonito, agradável e inteligente, reflete em todas as áreas da sua vida.

Essa mudança de postura envolve diversos aspectos, desde como você se apresenta, cuidando da sua aparência, até a forma como você encara suas habilidades.

Está a fim de saber como ser mais confiante e dar o passo à frente para melhorar isso? Este post reúne 6 estratégias para você desenvolver sua autoconfiança, para você se sentir mais capacitado e interessante. Confira!

1. Seja menos autocrítico

É comum que você queira ser sempre uma versão melhor de si mesmo, mas será que você não pega pesado algumas vezes? A autocrítica faz parte do processo de melhora de cada um de nós, mas até nesse momento você precisa de equilíbrio.

Pegue um pouco mais leve, pois só assim você vai poder perceber como tem feito o máximo! Pise no freio na hora de se cobrar. Muitas vezes, você pode estar querendo alcançar um nível que nem mesmo te agrada, tentando atingir expectativas alheias sobre você.

Se é você que corre atrás e dá seu máximo, só você pode avaliar o quanto é competente. Então, cara, seja menos autocrítico, valorize mais seus esforços e suas conquistas e tenha paciência consigo mesmo. Esse é o caminho para encarar a vida de maneira mais saudável psicologicamente.

2. Respire da forma adequada

via GIPHY

Sabia que a maneira como você respira influencia a autoconfiança? Se você é tímido ou se sente inseguro, em determinados momentos a sua respiração tende a acelerar, o que vai causar tensão e impedir que você encare as situações da maneira certa.

Imagine que você tem uma apresentação no trabalho ou na facul. Sem a respiração adequada, você vai se enrolar todo. Agora, imagine o momento em que você tem a oportunidade de trocar uma ideia com aquela gata. Você tem que respirar fundo, caso o contrário, ela vai perceber seu nervosismo.

Você vai se sentir muito mais confiante com uma respiração mais longa. Para isso, inspire profundamente, com calma; na sequência, expire por mais tempo do que levou para puxar o ar. Pratique esse exercício com frequência. Assim, você vai respirar da forma adequada naturalmente, em qualquer situação.

3. Mantenha uma postura corporal correta

Muito da sua confiança se desenvolve observando a avaliação das pessoas sobre você. E se sua linguagem corporal não transmite confiança, a imagem que você passa é de alguém derrotado. Cara, com certeza você não quer isso, certo?

Andar por aí de cabeça baixa e ombros caídos não vai transmitir a força e a confiança que você quer. Agora, mandando a real: ninguém vai ver nada de interessante em você, mesmo que você seja um cara incrível. A postura correta, sem transmitir arrogância, muda totalmente a sua imagem.

Peito estufado, ombros altos e cabeça reta: essa é a fórmula para uma presença legal, que vai mostrar que você é um cara interessante. Por onde você andar, em qualquer ocasião, mantenha seu corpo dessa forma. Assim, você se sentirá melhor, vendo que todos respeitam e admiram sua postura.

4. Preze sempre a gentileza

via GIPHY

Manter a postura correta não vai adiantar se você não for um cara gentil e agradável com as pessoas. Todo mundo precisa ser tratado com respeito — e esse tipo de comportamento mostra que você teve uma educação sólida e aprendeu valores importantes para viver em sociedade.

Postar frases maneiras no seu Instagram não diz tudo sobre você, beleza? O que você faz é o que te define. Se você tiver atitudes de mané no dia a dia, todo mundo vai se ligar nisso. Seus valores ficam evidentes na maneira como você trata as pessoas.

Tenha a consciência de que suas gentilezas voltarão para você por meio de pequenos atos. As pessoas vão sempre se lembrar de você de maneira positiva, vão desenvolver uma admiração pelos seus atos e você vai sentir essa energia legal retornando — algo que só vai ajudar você a se sentir melhor.

5. Cuide da sua aparência

Não adianta, cara! Não tem como ser mais confiante se você não se sente bem com a sua aparência. Só não confunda as coisas; isso não tem nada a ver com se enquadrar a padrões de beleza zoados que você vê por aí. A questão é: lembre-se sempre de que você precisa se sentir satisfeito ao se olhar no espelho.

Para isso, cuide de coisas básicas relacionadas ao seu visual. Mantenha sempre seu cabelo bem cortado e arrumado, independentemente do penteado que você preferir. Se o seu armário está meio caído, compre umas roupas novas, para você ficar bonitão nos rolês por aí.

Esses cuidados, é claro, envolvem aquele trato na barba! Não abra mão de deixá-la hidratada, usando o óleo e o balm, dê aquele toque final com o modelador e, sem vacilar na limpeza diária, use um shampoo específico para ela. Também visite o seu barbeiro regularmente, para manter os fios aparados e alinhados.

6. Valorize menos as opiniões sobre você

via GIPHY

Certamente, você se importa com o que as pessoas pensam sobre você. Mas acredite: não tem como ser mais confiante se você liga demais para isso. Querer se adequar a alguém só vai fazer de você mais inseguro, já que esse não é quem você realmente gostaria de ser.

Pessoas autênticas e com personalidade única são muito mais admiradas, já que elas costumam transmitir a confiança e a felicidade de viverem como gostam. Faça as suas escolhas, comporte-se do jeito que você se sentir bem e não entre em nenhuma ideia errada só para ser visto de outra forma ou agradar alguém — é possível fazer tudo isso sem deixar de lado a dica sobre respeitar as pessoas.

Parte fundamental de ser alguém mais confiante é se sentir bem consigo mesmo, algo que só acontece se você vive uma realidade que combina com os seus valores. Isso permite que você se sinta um cara verdadeiro, livre e pronto para encarar todos os desafios com a certeza de que você vai lidar bem com todos eles.

Com essas dicas você já está ligado em como ser mais confiante, certo? Agora, parceiro, é só colocá-las em prática no seu cotidiano, sempre valorizando a si próprio e respeitando todo mundo, beleza?

Aqui vai uma dica extra: você sabe que a barba pode ajudar você a se sentir melhor? Dá uma olhada em 4 estilos de barba grande que deixam os homens mais confiantes!

 

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Mais comentados
Blend Original® Barba de Respeito