Como se livrar das dívidas: Saiba como ter uma boa vida financeira aqui!
Comportamento 11 de outubro de 2018

Saiba como se livrar das dívidas e ter uma boa vida financeira aqui!

Quem nunca quis comprar algo especial, mas, na hora de abrir a carteira, só faltou encontrar umas teias de aranha lá dentro? Normal! Todo mundo já passou — ou passa — por apertos financeiros, especialmente no fim do mês. Afinal, como se livrar das dívidas se o salário que você recebe mal dá para cobrir todos os custos mensais?

Pois é, essa é a questão. Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas importantes para você se planejar e se organizar melhor financeiramente. Quem sabe, até fechar o mês com uma graninha na conta! Quer saber como isso é possível? Continue com a gente para conferir.

Como se livrar das dívidas e ser ainda mais feliz

Crie uma meta mensal

via GIPHY

O primeiro passo é definir uma meta para todos os seus custos, de acordo com o que você ganha por mês. Gastar além disso é comum quando não se tem um planejamento — consequentemente, as dívidas começam a virar uma verdadeira bola de neve, sem fim.

O ideal é separar todos os custos fixos (aluguel, contas, taxas etc.) e colocá-los de lado. Eles são a prioridade. Então, o que sobrar — mesmo que seja pouco — deve ser dividido pelos dias restantes do mês.

Parece óbvia essa estratégia, não é? Realmente, é. Mas isso não significa que é fácil! Se fosse, ninguém teria mais dívidas e a vida seria uma maravilha. Como não é caso, você precisa estabelecer bem as suas regras e, todo santo dia, cumpri-las com os gastos dentro do orçamento estipulado.

Acredite: fazendo isso, os próximos passos não serão tão difíceis!

Dê uma travada no cartão

via GIPHY

Como se livrar das dívidas tendo um cartão de crédito? Na verdade, essa pergunta poderia ser o assunto deste texto inteiro, mas vamos tentar mostrar que é possível respondê-la em poucos parágrafos.

De fato, o cartão de crédito é perigoso. Os bancos o entregam e faltam apenas dizer: “tome, meu filho. Acabe com a sua vida!”. É verdade — afinal, com essa “maldição” na carteira, qualquer pessoa se acha mais rica e acredita que pode comprar muito mais do que deveria. Mas tenha calma!

Caso você seja um desses que não consegue se controlar de jeito nenhum, a melhor maneira é tentar renegociar as suas dívidas, e depois, se for o caso, desfazer-se do cartão. Agora, se você acredita que pode dar apenas uma trava nos seus gastos, sem necessariamente abandoná-lo de vez, uma dica legal é solicitar uma redução de limite. De preferência, escolha um que seja coerente com as suas receitas do mês.

Parcelamentos também precisam ser calculados e muito bem definidos. Se puder, opte sempre por menos parcelas possíveis, para se livrar da dívida o quanto antes. Por fim, tente comprar apenas aquilo que acredita ser necessário.

Controle o seu consumo

via GIPHY

O consumo consciente é muito importante para quem quer se livrar das dívidas. No entanto, relaxe. Antes de começar, não vamos transformar você em um daqueles hippies que abraçam árvores. A pergunta é simples: será que você compra coisas realmente necessárias?

Dê uma olhada em volta no seu quarto e repare se tudo que está aí, de fato, faz sentido. 70 bonés, 46 bermudas, 19 tênis… mas, ao abrir a geladeira, só uma garrafa d’água na prateleira. Há algo errado aí, não?

Brincadeiras e exageros à parte, é muito normal que a gente compre coisas a mais, meramente pelo fato de comprar — mas que, na verdade, nem sempre são úteis. Às vezes, são coisas até similares ao que você já tem.

Por isso, uma boa dica de como se livrar das dívidas é fazer uma limpeza geral, desapegando de itens supérfluos para deixar o ambiente mais leve. Isso ajuda muito nesse processo de mudança nos padrões de consumo, e pode até render uma grana extra se você tiver algo que possa revender.

Depois, se quiser abraçar árvores ou soltar pombas brancas, é com você mesmo!

Crie uma poupança

via GIPHY

Se conseguir cumprir à risca as dicas acima, você já tem grandes chances de economizar uma graninha. Se bobear, até sobra aquela merrequinha no fim do mês! Maravilha, não é mesmo? Agora, nada de torrar o dinheiro que sobrou só com cerveja e churrasco.

Ok, uma vez ou outra tá liberado. Ainda assim, é muito importante que você consiga juntar sempre algum valor e separá-lo para uma reserva emergencial. Ninguém sabe o dia de amanhã, certo? Essa poupança pode ser muito útil em momentos inesperados — como uma viagem de última hora, um gasto imprevisto com algum remédio ou mesmo, uma compra especial.

Há certas oportunidades que aparecem de repente, e quem não está preparado acaba dizendo adeus a elas. Não dê esse mole, por favor!

Organize os seus gastos

via GIPHY

Nos tópicos anteriores, falamos bem sobre o planejamento e o controle de todos os seus gastos. Porém, além disso, ainda é preciso saber organizá-los — principalmente, com o intuito de não se perder nos números e acabar gastando mais do que pode. Isso ajuda, inclusive, na criação da sua meta mensal.

A forma mais prática e eficiente para isso é usar planilhas, que você mesmo pode criar. Não precisa ser nada muito elaborado. Uma dica é separar a tabela com todos os custos fixos e outros gastos gerais, da conta de telefone ao gel de barbear, por exemplo. Assim, você consegue enxergar melhor aonde o seu dinheiro foi aplicado, e fica bem mais fácil se orientar.

Enfim, essas foram algumas dicas sobre como se livrar das dívidas mesmo que a grana seja curta. A gente quase sempre reclama que está quebrado — mas, como vimos, na maior parte das vezes a causa disso é um mal planejamento financeiro. Ou seja, não se trata de falta de dinheiro, mas sim do mau uso dele. Então, siga os conselhos do post e tire suas próprias conclusões!

E aí, curtiu o nosso post? Identificou-se com o texto e, a partir de agora, vai tentar zerar todas as suas dívidas? Então, bem-vindo ao time! Para conferir ainda mais dicas como estas, siga nossa página no Face. Sempre postamos lá os melhores conteúdos sobre comportamento, moda para homens, entretenimento e assuntos gerais do mundo masculino!

 

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Mais comentados
Blend Original® Barba de Respeito