barba irritada
Dicas para Barba 6 de novembro de 2018

Barba irritada: Saiba o que pode ser e como cuidar

É quase certeza que todo barbudo já sofreu alguma vez com coceiras, caspas e vermelhidão na pele. Esses são alguns dos principais sintomas de uma barba irritada e são mais comuns do se pode imaginar.

Mas esse problema que incomoda tanto marmanjo por aí (inclusive fazendo com que alguns desistam da tão sonhada barba de respeito) tem soluções bem simples e práticas. Se você já tem uma barba ou ainda pretende cultivar um volume no rosto, fique ligado neste post.

Preparamos algumas dicas infalíveis para você aprender a evitar esses pequenos incômodos. Quer conferir? Então, vamos começar!

O que causa as irritações na barba?

via GIPHY

Basicamente, podemos considerar que a falta de cuidados especiais e o processo natural de crescimento dos pelos podem ser as principais causas para uma barba irritada. No entanto, outros fatores podem ajudar no aparecimento desses incômodos. São eles:

  • raspagem inadequada;
  • acúmulo de sujeira e detritos;
  • falta de hidratação;
  • uso de produtos de segunda linha;
  • o não uso de produtos específicos para barba.

Quais os sintomas de uma barba irritada?

via GIPHY

Coçar a barba, às vezes, pode até ser prazeroso para alguns. Porém, toda hora enche o saco e a vontade que temos é de arrancar tudo fora. Mas vai com calma! Esse tipo de incômodo é o mais comum quando a barba está irritada.

Além da coceira, pode dar a impressão de que umas caspinhas caem do rosto também. Na verdade, esses são folículos da pele ressecada. E também podem aparecer as foliculites.

O nome é esquisito, mas provavelmente você já teve ou viu um treco desse na cara de alguém. Sabe aquelas bolinhas brancas inchadas, com pus e semelhantes a espinhas, que quando estouram parece que vai sair um alien dali? Então, essa é a famosa foliculite.

Brincadeiras à parte, tudo isso pode ser evitado (inclusive a história do alien). Por esse motivo, separamos dicas infalíveis para a acabar com a barba irritada. Continue lendo e saiba como se transformar num lenhador sem passar por nenhum perrengue!

O que fazer para evitar irritação na barba?

Agora é a hora de cuidar da barba e da pele, da forma correta. É bom lembrar que, naturalmente, o processo de crescimento dos fios pode causar certo incômodo. Porém, isso é apenas uma fase normal e não costuma demorar muito pra passar. Além disso, com esses, essa sensação chata pode ser minimizada consideravelmente. Bora conferir?

Mantenha a barba sempre limpa

Pô, mas eu tomo banho todo dia! Beleza, cara! Esse é um dos caminhos para uma vida mais saudável — e sem mal cheiro. Mas não adianta só isso! Senão, não existiriam produtos específicos para barbacabelobigode pele. Cada um tem suas características. E quando se busca bons resultados, é preciso optar por fórmulas desenvolvidas para cada tipo de cuidado.

Sendo assim, se você está com a barba irritada e já a lavou de todas as formas, está na hora de investir em um shampoo específico, com os ingredientes perfeitos para a limpeza e a hidratação dos fios.

Cuide da hidratação da barba

Lavou, massageou, enxaguou e secou? Pronto, hora de ir para a segunda etapa: a hidratação. Seguindo a mesma linha de raciocínio do tópico anterior, você precisa contar com produtos desenvolvidos para barba e não escolher o mais barato na prateleira do mercado.

Um balm é um dos itens obrigatórios no nécessaire de qualquer barbudo. Ele serve para hidratar e, de quebra, ainda promove um visual bem maneiro. Sua fórmula ajuda a hidratar os fios e evita o ressecamento e a escamação da pele. Isso já alivia, consideravelmente, as coceiras e as caspas.

Use sempre lâminas novas

via GIPHY

Nada de brincar de jogos mortais no espelho, combinado? Amigo, navalha ou barbeador novo é essencial no armário do banheiro. Com o tempo, as lâminas tendem a ficar “cegas” e até enferrujam.

Não pode dar esse mole ou querer economizar com isso. Fala sério, o ato de barbear é o maior passatempo do barbudo. Se você ainda não acha isso, é porque provavelmente está fazendo a coisa errada. Experimente investir num bom barbeador, naquele gel para barbear e num pós-barba. Meu camarada, é para terminar o trabalho e dar um beijo no espelho!

Deixe a barba crescer

Como já falamos, o processo natural do crescimento dos fios costuma apresentar uma fase pequena de irritação. Sabendo raspar, tendo os cuidados necessários e usando os produtos corretos, até mesmo esse período pode ser evitado ou, pelo menos, minimizado.

No entanto, muitos caras costumam desistir logo aí! Quando começa a coçar ou a apresentar vermelhidão, muita gente vai lá e arranca tudo. Um verdadeiro pecado para o clã sagrado dos lenhadores!

Não desista, guerreiro. Deixar a barba crescer é um processo saudável para os fios e ajuda no fortalecimento e na modelagem ideal.

Uma dica é sempre aparar as pontas da barba com uma tesoura e utilizar um pente de madeira para desembaraçar os fios mais enrolados. Esses cuidados ajudam a manter uma barba mais leve e bonita também.

Use somente produtos de qualidade

Bom, já falamos sobre o uso de um shampoo e de um gel para barbear. No entanto, uma barba não vive feliz só com esses dois produtos. Quem já cultiva um belo volume no rosto sabe que precisa de mais alguns cuidados para impactar no visual.

Por exemplo, para ter el bigodón você vai precisar contar com um bom modelador. Para dar um tom mais escuro, um kit escurecedor pode ser a solução para sua nova aparência. Se quiser, até produto para crescer a barba você vai encontrar anunciado.

No entanto, é fundamental conhecer aquilo que está comprando. Afinal, optar só pelo mais barato da prateleira pode ser um tiro no pé e piorar os efeitos da barba irritada. Não dá mole, por favor! Opte sempre por uma marca renomada e de respeito no mercado. Papo de amigo! Depois, não venha reclamar que não avisamos, hein?

Enfim, essas foram algumas dicas sobre barba irritada. Agora que você sabe o que pode causar esse problema e, principalmente, como evitá-lo, tá na hora de providenciar os melhores produtos e acessórios e cultivar a tão sonhada aparência de um lenhador profissional.

Curtiu o post? Quer saber mais algumas dicas para ter aquela barba de respeito? Então, conheça um pouco mais sobre um produto indispensável no armário de qualquer barbudo. Leia nosso artigo sobre balm e saiba como usá-lo!

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Mais comentados
Blend Original® Barba de Respeito