cuidados com a barba ruiva
Dicas para Barba 7 de julho de 2021

Barba ruiva: causa, curiosidades e cuidados

Se você for ruivo, está no lugar certo! Agora, se você não for ruivo, mas por alguma consequência do destino, sua barba difere da cor do cabelo e você foi presenteado com uma barba ruiva, você também não caiu aqui por acaso.

Fato é: que barba ruiva gera muita dúvida em quem a possui e também nas pessoas dos meios voltados aos cuidados da barba. Pois sim, além da diferença da cor, a barba ruiva necessita também de cuidados diferenciados.

E foi pensando em vocês que preparamos este material exclusivo. Para contar tudo o que você precisa saber sobre a origem e os cuidados, para exibir por aí uma das barbas mais raras do mundo.

5 Curiosidades sobre a barba ruiva

Além de ser curiosa por si só (entenda isso como um elogio), a barba ruiva ainda é repleta de outras particularidades. Tanto no que diz respeito aos cuidados, que trataremos mais pra frente, mas também sobre o que diz respeito à costumes, história e a cultura pop como um todo.

São elas:

  1. Existe um personagem folclórico brasileiro chamado Barba Ruiva. A lenda tem origem no Piauí e é assustadora. Pois conta a história de um homem de barba ruiva que chorando às margens do rio Paranaguá, fica observando as mulheres, que claro, por medo do barbudo passaram a evitar o lugar;
  2. E por falar em medo, existe uma fobia específica para quem tem medo de ruivos. É a Gingerfobia. Pois é, parece piada, mas não é. Ainda que rara, ela existe e algumas pessoas precisam passar por tratamentos psiquiátricos para conseguir interagir com pessoas de cabelos e barba avermelhados;
  3. A escravidão é uma das maiores manchas na história da humanidade. E uma curiosidade sobre a escravidão na Roma Antiga, é que os escravos ruivos eram mais caros, levando inclusive à produção de perucas e até tingimento nos cabelos dos escravos para valorização dos preços;
  4. Pegando o embalo histórico, os Gregos também tem a sua história com os ruivos. A crença de que, quando pessoas com cabelos e barba avermelhados morriam viravam espécies de vampiros, fazia com que o povo grego morresse de medo de ruivos. Ocasionando inclusive perseguição aos ruivos;
  5. Segundo alguns cientistas, existe a possibilidade de que, em cerca de cem anos, não existam mais pessoas com cabelos e barbas ruivas. Segundo um estudo recente da National Geografic, a possibilidade de diminuição da população ruiva é real, mas a extinção total do gene, não.

Por que minha barba é ruiva?

barba ruiva é raridade

Como tudo presente no nosso corpo, a herança genética seria a resposta certa, ok? Isso porque basicamente, se você tem pais ou avós ruivos, a probabilidade de você ter cabelos e barba ruivos é muito maior. Devido a predominância de feomelanina, o pigmento vermelho dos fios na cadeia genética.

Porém, em alguns casos, mesmo com o indivíduo não ruivo, onde a predominância deveria ser de eumelanina, o pigmento de cor preta, os pelos da barba acabam nascendo avermelhados em algumas partes do corpo, inclusive a barba. Mas por que isso acontece?

Bom, ainda não há consenso no mundo científico. Mas segundo especialistas, o nascimento de pelos ruivos em determinadas partes do corpo de pessoas não ruivas, se dá pela mutação em um gene específico, conhecido como MC1R. É o mesmo responsável por produzir a proteína responsável pela conversão das duas melaninas que citamos.

Como cuidar da minha barba ruiva

Bom, por conter menos pigmentação na composição dos fios, a barba ruiva acaba sendo mais sensível quando exposta ao sol. Isso acarreta na perda de hidratação e consequentemente de brilho. Além disso, por ser uma barba que naturalmente já chama atenção, é preciso estar sempre com o corte e higienização em dia.

Então aí vão os cuidados essenciais de para quem possui barba ruiva:

  1. Higiene – Faça uso de um shampoo próprio para a sua barba. Como dito antes, a barba ruiva é mais chamativa. Por isso, qualquer deslize nos cuidados se torna visível, como excesso de oleosidade ou mesmo os fios desalinhados;
  2. Hidratação – Com o ressecamento natural causado pela própria interferência do clima, a barba ruiva tende a perder brilho facilmente. Aposte no uso de Balm ou mesmo do óleo de barba, principalmente quando souber que ficará exposto ao sol;
  3. Manutenção – Outra particularidade da barba ruiva, é a grossura dos fios. Por essa razão, quando não for aparada da forma correta, a barba tende a ficar com ar mais desleixado do que o normal. Então visite o seu barbeiro periodicamente. E faça uso de Modeladores de barba e pentes de madeira, para sempre mantê-la alinhada;
  4. Cuidados com a pele – A pele é o solo da sua barba, então ela precisa estar saudável para que sua barba também esteja. Boa alimentação, exercícios físicos e proteção contra os raios solares são fundamentais para quem tem a pele clara e a barba ruiva.

Claro que muito do que falamos é o básico de qualquer pessoa que decida deixar a barba crescer, mas vale lembrar que a barba ruiva não é qualquer barba. Então valorize seu visual.

Conclusão

cuidados com a barba ruiva

Agora que você conhece melhor a sua barba, é hora de tratar ela com todo respeito que ela merece. Para ficar por dentro de todas as dicas sobre cuidados, estilos e produtos voltados para a sua barba ruiva, é só seguir nossas redes sociais.

Por lá você fica por dentro de tudo o que envolve o universo de cuidados masculinos, além de encontrar todos os caminhos para o nosso blog, onde regularmente trazemos tudo o que você precisa para estar por dentro dos assuntos mais relevantes do mundo da barba. Além do nosso site, para não perder nenhuma promoção, pensadas com carinho para você!

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Últimos posts Mais comentados
Twiiter

This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.