CASPA NA BARBA
Barba 2 de fevereiro de 2021

Caspa na barba: Causas, prevenção e tratamento

Caspa na barba existe? Sim, existe! Bom, assim como nos cabelos, não existe nada mais chato do que você dar aquela ajeitada nos fios, e logo em seguida começar a literalmente nevar sobre os seus ombros. 

Apenas de ser algo comum e afetar tanto os homens como as mulheres, é um tanto desagradável e gera não só vergonha, mas insegurança em muita gente.

via GIPHY

Mas, como entendedores que somos do assunto, decidimos trazer o que você precisa saber para prevenir e acabar de uma vez com a caspa na barba!

O que é caspa na barba?

A caspa é uma doença comum da pele que tende a afetar o couro cabeludo. É conhecido por causar vermelhidão e descamação na pele, que muitas vezes também coça. A caspa na barba também é conhecida como dermatite seborreica. Sua principal característica, é a queda dessa descamação que ocorre na pele da base dos fios.

caspa na barba

Assim como nos cabelos, a mesma coisa pode acontecer com os pelos faciais, causando flocos brancos e coceira na barba . Mas antes de contarmos como tratar, que tal saber de onde surge o problema?

O que causa Caspa na barba?

Quase todas as peles contêm um micróbio chamado Malassezia globosa. Ele é um tipo de fungo que tende a crescer em áreas oleosas com muitas glândulas sebáceas, incluindo o couro cabeludo e o rosto.

Esse fungo ajuda a quebrar o sebo, que é um óleo produzido pelas glândulas sebáceas. Esse processo deixa para trás o ácido oleico, que irrita a pele de algumas pessoas. Além disso, se você tem uma pele naturalmente oleosa, provavelmente também tende a ter mais micróbios, consequentemente levando a produção de mais ácido oleico.

A pele de algumas pessoas também apresenta uma taxa mais rápida de renovação celular. Ou seja, a frequência com que as células da pele se regeneram. Geralmente, um ciclo de renovação celular leva cerca de 30 dias. Quando o processo se acelera, pode levar ao acúmulo de células mortas da pele.

Se você tiver escamas na barba sem nenhuma pele vermelha ou irritada por baixo, você pode apenas ter a pele ressecada. Entretanto, não lavar a barba o suficiente pode causar um acúmulo de oleosidade nas células da pele.

Independentemente do que está causando a caspa na barba, você pode notar que é pior durante o tempo frio e seco e em climas quentes e úmidos.

Como se livrar da caspa na barba?

Antes de tudo, para se livrar da caspa na barba é preciso remover as células mortas da pele. E ao mesmo tempo, controlar a oleosidade. Para a maioria das pessoas, isso envolve uma combinação de esfoliação da pele, lavagem e hidratação. Mas muita atenção na escolha dos produtos a serem usados, pois a qualidade manda e muito na hora de cuidar da sua pele e barba.

caspa na barba

Vamos listar alguns pontos importantíssimos para isso:

  • Esfoliante

O uso de Esfoliante ajuda diretamente  na remoção das células mortas da pele, incluindo aquelas que causam a caspa. Outra dica no auxílio é o uso do pente de madeira. Além de eliminar a pele morta, ele ajuda a distribuir a oleosidade da pele. Já que o uso das mãos pode aumentar a oleosidade dos fios.

  • Limpeza

Se ainda não faz isso, comece hoje mesmo. Você precisa lavar a barba assim como lava o cabelo. Porém, não pense que o shampoo anticaspa que você usa no cabelo, pode ser usado na barba. Muito pelo contrário. O uso de um Shampoo próprio para os fios da barba vai ser determinante na limpeza e hidratação.

Os shampoos tradicionais desenvolvidos para o couro cabeludo podem ser muito agressivos para o rosto, principalmente se você tiver pele sensível ou seca. 

  • Hidratação

Hidratar a barba é fundamental para se livrar da caspa. Quando você pensa em hidratação, provavelmente as loções de pele lhe vem à mente, certo? No entanto, existem produtos voltados diretamente para a barba, como o Balm e o Óleo de barba. 

Conclusão

A caspa na barba é um problema comum, mas é fácil de tratar com a ajuda de uma rotina simples de cuidados. O que quer que você decida fazer, preste atenção tanto nos pelos da barba quanto na pele por baixo dela.

via GIPHY

Se você ainda não estiver vendo melhora após algumas semanas, converse com seu médico dermatologista. Pois você pode precisar de um shampoo antifúngico prescrito ou de um tratamento com algum tipo de medicamento.

Depois que sua caspa desaparecer, você pode evitar que apareça novamente, apenas mantendo a mesma rotina de cuidados. E não esqueça que todos estes produtos citados podem ser encontrados em nosso site. Temos Kits pensados diretamente para todos os cuidados que sua barba precisa para eliminar de vez esse problema da sua vida!

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Mais comentados
Kit Aspirante - Lançamento Barba de Respeito