Como tratar caspa na barba
Barba 9 de julho de 2021

Tenho caspa na barba, o que fazer?

Cada vez que você mexe na barba parece que nevou na sua camisa? É, parece que você tem um problema chamado caspa na barba.

Se você não aguenta mais passar por essa situação chata, vem com a gente descobrir, afinal, o que é caspa, o que causa a caspa na barba, especificamente, e, claro, o que fazer para evitar e tratar esse mal!


O que é caspa?

o que é caspa na barba

A caspa é uma descamação branca que, no couro cabeludo, pode vir acompanhada de coceira, irritação e até machucados na pele. Neste caso, ela pode ser chamada também de dermatite seborreica e é uma inflamação do couro cabeludo relacionada à produção de sebo excessiva.

Já a caspa na barba normalmente é apenas uma descamação da pele devido ao ressecamento da pele do rosto. Por isso é importante não cuidar só dos preciosos pelos que ocupam a sua cara, mas também da pele onde eles crescem.

A caspa na barba pode vir acompanhada de coceira na barba. Isso é mais um sinal de que a pele está ressecada, irritada e precisando de atenção.


O que causa caspa na barba?

Como já dissemos, o que causa caspa na barba é o ressecamento da pele do rosto. Isso pode acontecer naturalmente, devido à falta de cuidados específicos com essa região, ou por outros motivos.

Por exemplo, o uso de shampoos comuns ou de sabonete para lavar a barba pode acabar deixando a pele do rosto mais seca, assim como os pelos da barba. Outro clássico: fazer a barba a seco. Isso não resseca a pele, mas deixa ela irritada, principalmente se ela já estiver ressecada.

Existem também outras causas para a caspa na barba, como o acúmulo de células mortas sobre a pele, infecções e fungos, mas a mais comum é mesmo o ressecamento da pele.


Como evitar caspa na barba?

saiba como evitar a caspa na barba

Se você está aqui porque quer descobrir como acabar com a caspa na barba e sobrancelha, nós temos algumas dicas infalíveis para você:


Não barbeie no seco

Cara, sério mesmo, essa galera que barbeia no seco não tem medo do perigo. Um bando de bárbaros! Se você faz parte desse clube, mas está disposto a mudar, tudo bem, te aceitamos.

Para barbear, tem que usar um gel para barbear. Ele ajuda a lâmina a deslizar sobre a pele e ajuda a diminuir irritações. Aliás, para ter ainda mais certeza que está cuidando bem da sua pele e que não vai deixá-la irritada, usa um gel pós-barba também, vai. Te prometemos que a sua vida vai melhorar.


Use produtos adequados à barba e ao rosto

O shampoo para barba tem esse nome por um motivo: esse tipo de produto é feito especialmente para os pelos da barba. Os componentes são escolhidos a dedo para limpar esses fios sem deixá-los ressecados — e, claro, nem a pele do rosto, que faz parte do “combo”.

Para limpar ainda mais a sua pele, você pode usar também um esfoliante facial uma vez por semana ou a cada quinze dias. Isso vai ajudar a retirar as células mortas, o que não só é uma forma de como evitar caspa na barba, mas também de evitar pelos encravados, inflamações e até de estimular o crescimento da barba.

Leia também: Descubra Como Fazer a Barba Crescer Rápido


Seque bem a sua barba e a pele do rosto para não ter caspa na barba

Sabe o que também pode causar caspa no rosto? Infecções, fungos. E você com certeza não quer isso na sua casa, né? Então, meu amigo, lembre-se sempre de secar muito bem a sua barba e a pele depois de limpá-las.


Hidrate sua barba e seu rosto

Como já falamos, a principal causa da caspa na barba é o ressecamento da pele. Por isso, você precisa hidratar sua barba e a pele embaixo dela sempre, de preferência diariamente, sempre depois que lavá-la.

Nossas indicações de produtos são o balm para barba e o óleo para barba. Você pode escolher usar só um ou os dois, dependendo de quanta hidratação seus pelos e pele estão precisando.


Use o pente para pentear a barba

Tem muito cara por aí que, se fica nervoso, passa a mão na barba. Estressado? Mão na barba. Pensativo? Mão na barba. Animado? Acertou, mão na barba. Tanta mão na barba, além de levar sujeiras para a região, pode deixar a pele mais oleosa e até danificar os fios.

Por isso, mesmo se a sua barba for curta, nós indicamos ter sempre um pente de madeira à mão. Eles ajudam a deixar os pelos em ordem e, diferente da sua mão, não transferem gordura e sujeiras das mais diversas para o rosto.


Beba água

Ouve o conselho dos mais velhos, irmão, beba água. A água vai te hidratar de dentro para fora e a sua pele como um todo vai ficar melhor, não só a do rosto. Essa não é nem uma forma de como tratar caspa na barba, mas um hack para a vida!

cuidados com a caspa na barba

Gostou das nossas dicas? Então continue navegando pelo nosso blog. Aqui você encontra tudo o que precisa para sobreviver nesse mundo sendo um barbudo.

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Últimos posts Mais comentados
Twiiter

This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.