caspa na barba
Dicas para Barba 18 de dezembro de 2018

Como lidar com caspa na barba? Aprenda de uma vez por todas!

Nem todo cara sabe disso, mas a caspa na barba é um problema real e pode afetar muita gente. Se ela já incomoda no couro cabeludo, dá para imaginar como é no rosto? Isso acontece mais vezes do que se imagina, e o grande problema é que poucos sabem como começa a caspa e como se cuidar para que ela não surja.

Aqui você vai entender mais sobre o assunto, conhecendo o que causa a caspa na barba e qual rotina de cuidados evita esse incômodo. Bora lá!

O que causa a caspa na barba?

via GIPHY

A rapaziada tem deixado cada vez mais a barba crescer, já notou quanto cara de barba tem por aí? Mas aumentou também a falta de informação. Nem todo mundo tem na cabeça que é preciso cuidar da saúde do rosto. A caspa na barba é culpa da falta de informação.

Não dá só para lavar os fios com água e sabão e esperar que vai ficar tudo legal, né? Assim como o cabelo, a barba também precisa de cuidados, cara. Quando eles não acontecem, o problema vai aparecer. Mas nem sempre esse desleixo é o que resulta na caspa.

A seguir, confira as principais causas e por que elas surgem!

Ressecamento da pele

Ainda que para os homens seja mais comum a pele oleosa, muitos também têm ela ressecada. Essas características variam, e muitas vezes os caras não entendem e não sabem cuidar. Se a pele está muito seca, a tendência é a descamação. Se tem pelo na área, então o resultado é a caspa na barba.

A pele tem influência direta na barba, e é bom você estar sempre ligado nisso! Se você cuida do seu rosto, a tendência é que os fios cresçam fortes, saudáveis e bonitos. Vá ao dermatologista para entender mais sobre sua pele e adotar cuidados voltados para ela, beleza?

Fios sem o devido cuidado

A falta de cuidados com a barba também resulta na caspa. A falta de hidratação acontece o tempo todo, igual como ocorre na pele. Esse ressecamento é ainda pior na barba, já que os pelos são bem mais grossos do que no cabelo, por exemplo. Assim, a irritação da pele é um problemão.

Fios ressecados incomodam muito, causando aquela coceira chata que muitos camaradas reclamam. Isso não é nada além de falta de hidratação.

Fator hereditário

Também tem a possibilidade da caspa na barba ser problema de predisposição genética. Se o seu pai ou seu avô têm o problema, ele vai aparecer em você com mais facilidade — foi mal pela notícia. Conhecer esse histórico familiar é importante para se prevenir e dar mais atenção aos cuidados, de preferência buscando um dermatologista.

Nesses casos, a tendência é que a caspa esteja sempre presente e incomodando. Por isso, não dá para vacilar. Do contrário, vai ser cada vez mais difícil manter uma barba sem que haja esse incômodo.

Fatores emocionais

Essa correria doida do dia a dia gera também muitas chateações. Sabe aquele estado de estresse que você fica às vezes? Ele pode ser a causa do problema. A predisposição genética faz com que a caspa volte sempre que você tá muito pressionado ou estressado.

Claro que tem que dar uma relaxada às vezes, certo? Nem sempre é possível encarar os problemas da melhor maneira, mas é bom entender que eles também causam a caspa na barba. Ainda assim, o dermatologista ajuda você a tratar da melhor forma e reduzir essa reação nos fios.

Quais incômodos a caspa gera?

via GIPHY

Não é novidade que a caspa gera situações chatas! Na barba isso é pior ainda. Conhecer um pouco mais desses incômodos vai servir para que você tente evitar todo custo esse problema. Dá uma olhada no que ela pode causar!

Coceira

A coceira é uma das reações mais chatas que um cara pode ter na barba! Ela causa irritação, atrapalha o crescimento dos fios, gera as falhas e se torna um pesadelo no cotidiano. Além disso, levar a mão o tempo todo no rosto para coçar também resulta em sujeira. Dá para perceber como a caspa é um problemão, né?

Descamação

A descamação é outra consequência bem ruim. A sensação de que a pele está descascando é péssima e deixa o rosto mais sensível do que o normal. Essa é a marca principal da caspa, e o que faz com que o problema seja tão ruim.

Aparência ruim da barba

Se já não é nada legal ter caspa no cabelo, imagine na barba? Apesar de muitos fatores estarem em jogo para que o problema comece, sempre dá aquele aspecto de relaxamento. Ficar com a barba cheia de pele é realmente muito chato e não pega bem para a aparência. Além disso, os não ficam alinhados e certinhos, pois acabam ficando ressecados.

O que fazer para evitar que a caspa na barba surja?

via GIPHY

Você pode adotar uma rotina simples e que será muito boa para a sua barba. Além de deixar mais bonita e forte, também vai manter as possibilidades de caspa distantes. Confira a seguir o que fazer no dia a dia para evitar o problema!

Hidrate a pele e a barba

Sem querer ser repetitivo, mas a hidratação é o cuidado número 1 da barba. Ah, e da pele também! Produtos para os fios e para o rosto ajudam a controlar a oleosidade, mantendo a saúde. Um bom hidratante destinado à barba e outro à pele resolvem o problema. Escolha o do rosto sempre com a ajuda de um dermatologista, não vai colocar qualquer um!

Use produtos específicos para a barba

Você usa creme dental para lavar o cabelo? Então por que usaria sabonete para lavar a barba? Nos pelos do rosto, você precisa usar produtos específicos para isso. Vai por mim, cara: não é frescura! São fios diferentes e precisam de cuidados especiais. Isso influencia na saúde deles e também na da pele.

Mantenha uma rotina de higiene

A higiene também é um fator muito importante e você precisa ficar ligado nisso. A barba precisa ser lavada com um shampoo próprio, pelo menos, duas vezes ao dia. Logo cedo e após ter contato com as sujeiras da rua, ou depois de ter jogado aquela pelada, por exemplo. Assim, os fios estão sempre limpos e saudáveis.

A caspa na barba pode ser um problemaço, mas só se você vacilar nos cuidados. Agora você já entendeu como ela aparece e viu também como é fácil evitar o problema. Comece agora mesmo a se cuidar da maneira certa!

O gel para barbear também é um produto muito importante. Dá uma conferida nesse assunto e saiba mais sobre ele!

 

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Mais comentados
Blend Original® Barba de Respeito