coceira na barba
Barba 13 de janeiro de 2020

Coceira na barba: como acabar com isso?

Fala meu irmão, beleza? Ano novo, vida nova! E se você, assim como inúmeros outros camaradas, resolveu deixar a barba crescer em 2020, cola nesse post! Afinal, vamos falar de coceira na barba, uma coisa mais comum do que muita gente imagina.

É, brother! O processo de crescimento dos fios pode ter alguns contratempos, como a tão famigerada e chata coceira… a boa notícia é que há como aliviar a sensação. Ficou curioso? Então segue a leitura.

Antes de falar sobre como evitar, responda sinceramente: você sabe o que faz a barba coçar? Essa pergunta é importantíssima, afinal só dá pra tratar algo quando se sabe a causa, não é mesmo?

Querer ter uma barba, mas esquecer de dar aquele trato na pele e nos pelos que estão a caminho pode ser um problemão.

A coceira na barba pode ocorrer por diferentes fatores. O mais comum é a falta de hidratação, com pele e fios ressecados. No entanto, o próprio formato do fio durante o processo de crescimento e quando é aparado e, claro, a higiene (ou falta dela) podem causar aquele “coça coça” sem fim.

O por quê da barba coçar tanto assim

via GIPHY

Fato é que não existe um motivo único e exclusivo para a coceira. Diferentes fatores podem causar essa chateação. Se você quer deixar a barba crescer, mas insiste em usar shampoos e sabonetes convencionais no rosto pode apostar: vai irritar e coçar!

Isso acontece porque, como o nome indica, shampoos e sabonetes para cabelo ou corpo são feitos para estas regiões, ou seja, têm componentes para essas áreas que são bem diferentes do rosto.

Sabe aquela “caspa” na barba? Então… é um dos indicativos de que a pele está ressecada. A caspa nada mais é que a descamação da pele. E isso coça.

Vale dizer que este problemão pode ocorrer em qualquer estágio do crescimento da barba, ou seja, cuide sempre!

Foliculite

Outra razão para a irritante coceira é o próprio formato do fio da barba enquanto cresce. É comum, em alguns casos, os pelos não conseguirem “romper a barreira” da pele. Com isso, podem encravar, causando a coceira.

Conhecida como foliculite, esse tipo de infecção é um problema que afeta muitos homens barbados. 

Se você nunca passou por isso, certamente tem um camarada que vive reclamando que a região do rosto e pescoço ficam cheias de bolinhas vermelhas quando se barbeia. 

Essas bolinhas, ocasionadas pela inflamação dos folículos pilosos durante o crescimento dos fios, causam coceira, irritação e ainda acabam com a autoestima, já que em casos mais severos podem deixar marcas no rosto, área do corpo que já merece cuidados especiais por ser mais sensível.

Barbear também causa coceira na barba

via GIPHY

Independente se você ostenta ou não uma barba cheia em sua cara, barbear faz parte do processo.

Se você usa lâmina, a irritação pode ser ainda maior. Isso porque o fio acaba sendo cortado num ângulo que o faz ficar pontiagudo, incomodando quando está crescendo e, claro, irritando e coçando.

Além disso, quem usa lâmina precisa se barbear em períodos mais curtos, o que pode contribuir para o problema.

E, também, a higiene está diretamente ligada aos problemas como a coceira. Afinal, a barba também acumula sujeira ao longo do dia. 

Poeira, oleosidade, fios soltos e até mesmo os restos de pele morta favorecem irritações e inflamações.

Por esses e outros motivos é tão importante cuidar dos fios da sua cara. Para que você tenha – e mantenha – aquela barba de respeito!

3 passos para acabar com a coceira na barba

A boa notícia é que, com alguns cuidados simples, é possível evitar a famigerada coceira e curtir em paz a sua tão almejada cara de barbado. O segredo é:

  • Higienização

Uma dica simples – e também óbvia -, é manter essa cara barbada sempre higienizada.

Lavar bem o rosto com os produtos certos é um bom começo. Que tal apostar em um shampoo para barba?

Além de ser específico para os fios, já que foi desenvolvido para ser compatível com a pele do rosto, ele limpa profundamente a barba, eliminando impurezas e equilibrando o Ph.

  • Hidratação

Com o rosto limpo, aposte na hidratação para garantir os fios mais macios. O balm ou o óleo para barba são alguns dos produtos que vão garantir uma barba saudável.

Isso porque esses produtos contam com ativos especialmente desenvolvidos para a pele e fios do rosto e fazem todo o trabalho para evitar o ressecamento ao longo do dia.

E vale lembrar que a higienização e hidratação também são fundamentais para acelerar o crescimento da barba.

Cara, acredite, você só tem a ganhar!

  • Pentear
coceira na barba

Outro cuidado essencial e que garante tranquilidade aos barbudos é pentear a barba. Usar o pente para barba é essencial no processo de crescimento e manutenção da sua barba de respeito.

Além de evitar que fique mexendo nos fios com a mão – o que contribui para danificar e sujar os fios -, ao pentear sua barba você remove células mortas e outras sujeiras que podem causar irritação e coceira em sua pele.

Ao pentear os fios, você também reduz as chances dos pelos encravarem. E, como você já sabe – mas nunca é demais lembrar – use pentes de madeira para esse processo. Eles não geram eletroestática e evitam o frizz.

Dica de ouro da Barba de Respeito

coceira na barba

Curtiu as dicas acima? Quer conhecer mais uma dica imperdível para cuidar melhor de sua barba e ostentar o título de barbudo de respeito?

Então que tal conferir nosso Beard Calm? Um grande aliado no combate à foliculite. Aquela irritação e vermelhidão na pele, que geralmente sentimos após o barbear, são eliminadas logo após a aplicação do produto, que refresca e acalma a pele. O alívio é imediato.

Além de eliminar essa parte chata do crescimento da barba, ele promove a renovação celular, ou seja, garante fios limpos, sedosos e hidratados para você, camarada. Tudo para que você possa ostentar seus fios e ser um barbudo feliz!

Com esses passos e o Beard Calm, com certeza você vai ter aquela barba de respeito que sempre sonhou, e o melhor, sem sofrimento.

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Mais comentados
Kit Aspirante - Lançamento Barba de Respeito