cuidados com a barba grisalha
Dicas para Barba 15 de outubro de 2021

Barba Grisalha: aprenda dicas para mantê-la atraente e estilosa!

Começaram a aparecer uns fios brancos por aí e você já correu para a internet para pesquisar como cuidar da barba grisalha? Adivinhamos?

Primeiramente, não precisa de desespero. A barba grisalha é parte da vida e todos nós, se tivermos sorte de viver o bastante, vamos ter que lidar com ela. E quer saber de uma coisa boa? Tem muita gente que considera a barba branca um charme, coisa de galã.

Então a barba grisalha não é motivo para sofrimento. E, se você já cuidava da sua barba antes, vai perceber que os cuidados não mudam tanto assim quando os fios brancos começam a aparecer.

Por que a barba fica branca?

Foto de Café creado por senivpetro – www.freepik.es

Assim como acontece com o cabelo e com outros pelos do corpo, a barba começa a ficar branca quando o corpo passa a produzir menos melanina. Porque é ela que dá cor aos fios.

Isso pode acontecer praticamente em qualquer momento da vida adulta, depende muito da genética. Por isso, se o seu pai e o seu avô só começaram a ficar com a cabeça e a barba grisalha quando ele estava aposentando, então provavelmente com você vai acontecer assim também.

Leia também: Barba ruiva: causa, curiosidades e cuidados

Quais as características da barba grisalha?

Foto de Café creado por senivpetro – www.freepik.es

Mas a barba grisalha tem algumas características específicas além da cor. Os fios brancos costumam ser mais grossos e ressecados do que da barba “colorida”, que, por sua vez, já é mais grossa e ressecada do que, por exemplo, o cabelo da cabeça. Essas características da barba grisalha fazem com que ela possa ter um visual mais espetado e cheio de frizz.

Além disso, os pelos grisalhos também podem ficar com um aspecto amarelado. Isso acontece por acúmulo de sujeira, poluição, fumaça de cigarro e até por exposição excessiva ao sol. É para evitar esse amarelamento e o visual “homem das cavernas” que você tem que saber como cuidar da barba grisalha.

Como cuidar da barba grisalha?

barba grisalha, como cuidar
Foto de Café creado por senivpetro – www.freepik.es

Agora sim, vamos aos cuidados necessários com a barba branca. Já pegue seu caderninho ou abra seu bloco de notas para anotar porque vem aí um passo a passo:

1. Higienização

Assim como para qualquer barba, é essencial que você use produtos específicos para barba para cuidar da sua barba grisalha. Por isso, para o passo de higienização, recomendamos que você use um bom shampoo para barba.

Leia também: Por Que Devo Usar Produtos Para Cuidar da Barba?

A higienização com shampoo para barba é essencial porque vai promover a limpeza dos fios. É o que você precisa fazer para evitar aquele aspecto amarelado e da pele do rosto sem agredi-las, já que esse produto é feito justamente para cuidar dessa região.

Além disso, os shampoos para barba costumam ter ingredientes hidratantes. Isso é muito importante para cuidar da barba grisalha, que, como já dissemos, costuma ser mais ressecada.

2. Hidratação

Hidratação é indispensável! Quando os fios ficam “espetando”, isso é ruim não só para você, que fica com um visual bem duvidável, digamos, mas também para quem chega perto e é praticamente atacado pela sua barba.

Por isso dizemos que a hidratação é indispensável, porque é esse passo dos cuidados com a barba grisalha que vai dar uma amansada na fera. E, claro, para isso você deve usar produtos de hidratação feitos para barba, como balm para barba e óleo para barba.

Ambos esses produtos ajudam a hidratar e nutrir os fios, além de deixá-los mais macios e em ordem, principalmente quando usados juntamente com um pente de madeira. O balm é mais recomendado para barbas curtas e o óleo para barbas mais longas.

3. Remoção do aspecto amarelado

Além disso, usar cotidianamente um shampoo para barba, você pode fazer outra coisa para remover o aspecto amarelado da sua barba grisalha: usar produtos matizadores. Procure um que seja feito ou liberado para uso na barba e encare o produto roxo sem medo.

Aliás, sabe por que os produtos matizadores para cabelo e barba branca são roxos? É porque essa cor ajuda a neutralizar o amarelo, fazendo com que ele volte à cor branca. Porém, é importante seguir as recomendações do fabricante ou procurar uma barbearia para não acabar com a barba roxa ou azulada.

4. Atenção à alimentação

Além de usar produtos específicos para barba, existe outra forma de garantir a nutrição da sua barba grisalha e é pela alimentação. As nossas dicas são:

  • Vitamina A: presente em alimentos como fígado, gemas de ovos e queijos, deixa a pele e os pelos mais fortes;
  • Betacaroteno: encontrado em alimentos de cor amarela, laranja e vermelha, como a cenoura, a acerola e o tomate, é transformado pelo corpo em vitamina A;
  • Vitaminas do complexo B (B6, B7 ou biotina e B12): presentes em alimentos como amendoim, sementes de girassol e avelã, ajudam na sintetização de proteínas que são essenciais para a produção da fibra capilar e a diminuir o estresse, que é um dos grandes responsáveis pela queda de cabelos e pelos;
  • Vitaminas C e E: encontradas em alimentos como laranja, morango, cereais integrais e sementes, ambas essas vitaminas são antioxidantes, ajudando a combater o envelhecimento celular, e auxiliam na produção do sebo natural da pele, que é importante para manter a saúde dos fios da barba;
  • Proteínas: presentes em alimentos como carnes, ovos e peixes, auxiliam na construção e no fortalecimento da estrutura da fibra capilar.

Cuide da sua barba grisalha todos os dias

Cuidados diários com barba grisalha
Foto de Personas creado por lookstudio – www.freepik.es

Agora que você já sabe como cuidar da barba grisalha através da alimentação e da aplicação de produtos específicos, vamos te dar algumas dicas de produtos que você pode usar para isso:

Com esse guia, sua barba grisalha vai ficar sempre atraente e estilosa! E, se quiser conhecer mais produtos confiáveis para cuidar da barba, visite a loja online da Barba de Respeito.

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Últimos posts Mais comentados
Twiiter