como usar a lâmina de barbear
Barba 10 de maio de 2021

Lâmina de barbear: saiba como utilizá-la da melhor forma

A lâmina de barbear faz parte da vida de todo homem que já passou pela puberdade. Pode até ser que você fuja dela, mas que vez ou outra vai perceber mandar um “oi, sumida” para ela.

Mas, mesmo após tanto tempo de convivência (ou não), será que você realmente conhece a lâmina de barbear? Sabe seus prós e contras? Conhece seus “concorrentes”? É sobre isso que falaremos a seguir!

O que é uma lâmina de barbear?

Lâmina de barbear: saiba como utilizá-la da melhor forma

A lâmina como a conhecemos e usamos atualmente surgiu em 1901, quando foi patenteada pelo empresário King Camp Gillette. Reconheceu o sobrenome? Pois é, o criador da lâmina de barbear deu seu próprio nome para sua invenção.

Oficialmente, a lâmina de barbear atual é uma navalha de segurança descartável. Ela tem lâminas em aço inoxidável e torna mais seguro e fácil o barbear, fazendo com que os caras conseguissem cuidar de suas próprias barbas em casa.

Aliás, com o tempo a lâmina foi ficando ainda melhor, com lâminas múltiplas, cabos ergonômicos e fitas de lubrificação ou borracha. Tudo isso leva a um barbear mais rente à pele e sem cortes.

Lâmina antiga

Diferente da lâmina de barbear atual, a antiga era uma navalha como a que você já deve ter visto em filmes antigos.

Essa ferramenta mais antiga contava com uma única lâmina comprida não-descartável e era bem mais difícil de manusear. Os cortes eram garantidos, mesmo sem uma mão firme.

Como usar a lâmina de barbear?

A lâmina é bem fácil de usar, mas existem, sim, algumas dicas que podem tornar o processo melhor:

  • Nunca passe a lâmina sobre a pele seca ou somente úmida;
  • Use um bom gel de barbear para a lâmina deslizar com mais facilidade e conseguir um corte mais rente;
  • Barbeie no sentido do pelo, não contra ele;
  • Enxágue a sua lâmina de barbear com frequência enquanto a utiliza;
  • Use um gel pós-barba para evitar que a pele fique irritada.

Quantas vezes usar a mesma lâmina?

Não existe uma regra para quantas vezes a lâmina pode ser utilizada, irá depender de muitas coisas, como a qualidade, a forma como é usada, a frequência, os cuidados e o local de armazenamento, por exemplo. Enfim, muitas coisas podem influenciar na vida útil da lâmina de barbear.

O que nós recomendamos é observar o estado da lâmina. Observe se ela está ficando cega, se está enferrujando, se puxa os pelos quando você a utiliza, se ela deixa a pele irritada. Tudo isso é indício de que chegou a hora de trocar a lâmina.

Podemos dizer que a lâmina deve ser trocada a cada 20 a 30 dias de uso, em média.

Lâmina de barbear pode causar alergia?

barba irritada

A lâmina do barbeador pode causar irritação na pele, principalmente em quem tem a pele sensível. Mas, como já dissemos, fazendo tudo direitinho, as chances de acabar com a pele irritada são bem menores.

Ah, é importante também se atentar ao estado da lâmina. Se ela estiver sem corte ou oxidando, a irritação é garantida. Inclusive, se for muito antiga, ela pode estar acumulando fungos e bactérias, por isso também é importante trocar sua lâmina de barbear de tempos em tempos.

Como acabar com a alergia à lâmina de barbear?

coceira na barba

Recapitulando: para parar de sofrer com a pele irritada, você não pode se barbear com a pele seca nem contra o sentido de crescimento do pelo, deve usar um gel para barbear e um gel pós-barba e trocar a lâmina com certa frequência.

Essas dicas de como usar a lâmina funcionam mesmo. Mas, caso a sua pele comece a ficar muito irritada ou se mesmo seguindo essas recomendações você não perceber melhora, o melhor é procurar um dermatologista.

O que é melhor barbeador elétrico ou lâmina?

O barbeador elétrico é uma “evolução” da lâmina de barbear. Ele torna o processo ainda mais rápido e fácil, mas, por outro lado, representa também um investimento maior. Outro ponto negativo do barbeador elétrico é que ele não garante um barbear tão rente.

Por outro lado, a lâmina, se não for usada da melhor maneira, pode deixar a pele irritada, causar pelos encravados, cortes e até deixar a pele ressecada.

Além disso, mesmo sendo mais barata que o barbeador elétrico, você precisa trocar a sua lâmina com frequência. Então vale a pena colocar na ponta do lápis esses gastos para saber qual dos dois vale mais a pena a longo prazo para você.

Curtiu conhecer mais sobre a lâmina de barbear? Para assuntos relacionados a barba, pode contar com a Barba de Respeito. Se precisar de mais dicas, fique à vontade para navegar pelo nosso blog ou para deixar nos comentários!

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Últimos posts Mais comentados
Twiiter