como-prevenir-pontas-duplas-na-barba
Dicas para Barba 1 de outubro de 2021

Pontas duplas na barba: o que são e como prevenir

Um belo dia você estava passando a mão ou dando aquela ajeitada na barba e percebeu que tinha algo diferente. Foi nesse momento que um pensamento passou pela sua cabeça: pontas duplas na barba? Mas como?

Pois é, assim como o cabelo da cabeça, a barba também pode ficar com pontas duplas. Mas pode ficar tranquilo que existem, sim, tratamentos para pontas duplas na barba. Bora descobrir como resolver esse problema?


O que são pontas duplas?

pontas-duplas-na-barba

Antes de mais nada, você sabe o que são pontas duplas? Para saber como tratar o seu problema, é importante que você tenha certeza do que é o problema.

As pontas duplas são sinal de desgaste do fio, que acaba se dividindo na ponta. Isso acontece devido à abertura da cutícula capilar, que é a parte mais externa do fio responsável pela proteção dele.

Leia também: Produtos para cuidar da sua barba no dia a dia


Quais os tipos de pontas duplas?

O que muita gente não sabe é que existe mais de um tipo de pontas duplas:

  • Ponta dupla mini ou jovem: é quando a divisão ainda é bem pequena. Mas não é pelas pontas duplas não estarem grandes que você deve ignorar, viu? Aproveita que percebeu cedo e comece a cuidar melhor da barba para evitar que a situação piore;
  • Ponta dupla básica ou em Y: é quando a bifurcação já está maior, aquela ponta dupla “clássica”. Neste momento, é importantíssimo investir em devolver água aos fios e nutri-los;
  • Ponta tripla: como o nome indica, é quando o fio se divide em três. Isso indica que o problema atingiu a parte interna do fio, a fibra capilar. Para reverter essa situação, é essencial dar muita atenção para os fios com cuidados bem intensos;
  • Ponta dupla pena: a ponta se divide em várias partes. É sinal que o fio está bem frágil e pode ser importante procurar um profissional para saber qual seria o melhor tratamento;
  • Ponta árvore: neste caso, os fios se partem em diversas partes, não apenas na ponta. Assim como a ponta dupla pena, indica que o fio está bastante fragilizado e é recomendado procurar ajuda profissional;
  • Ponta vela ou afunilada: o fio começa a afinar ao longo do comprimento. Isso significa que o problema já está bem avançado e, infelizmente, o mais recomendado é cortar a parte afetada e, claro, investir em cuidados intensivos.

Por que a barba fica com pontas duplas?

Como já explicamos, a barba fica com pontas duplas devido ao desgaste da cutícula capilar. Isso pode acontecer por diversos motivos, como:

  • Fatores externos, como exposição excessiva ao sol ou ao vento;
  • Alimentação pobre em proteína, o que pode afetar a manutenção da queratina dos fios;
  • Uso de química, como tintura e descolorante, e/ou de ferramentas de calor, como secador e chapinha;
  • Falta de cuidados ou cuidados errados, como, por exemplo, usar produtos de cabelo na barba;
  • Hábito de ficar passando a mão na barba.

Leia também: Por Que Devo Usar Produtos Para Cuidar da Barba?

Ou seja, tudo isso contribui de alguma forma para o desgaste e ressecamento do fio. Além disso, de maneira geral, no caso da barba, as pontas duplas surgem nas que são mais compridas e, claro que não são tão bem cuidadas — muitas vezes por falta de conhecimento mesmo.


Como evitar as pontas duplas na barba?

prevenção de pontas duplas na barba

Agora vamos à pergunta que provavelmente te trouxe até aqui: como evitar as pontas duplas na barba? Ou, melhor ainda, como acabar com as pontas duplas na barba, caso você já esteja sofrendo com esse problema.

Enfim, nós temos algumas dicas que podem te ajudar:


Limpeza e cuidados com a barba

Tem alguns barbudos por aí que acham que usar produtos específicos para a barba é frescura. Mal sabem eles o mal que estão fazendo às próprias barbas usando sabonete ou shampoo comum nelas.

Os fios da barba são diferentes dos fios do cabelo, por isso é importante usar produtos diferentes. A barba é, normalmente, mais grossa e ressecada, por isso o uso de sabonete ou shampoo comum, por exemplo, pode acabar deixando-a ainda mais ressecada e levando ao aparecimento de pontas duplas.

Além da higienização, que deve ser feita com produtos feitos para a barba, outros cuidados também são essenciais. Como já dissemos, uma forma de como acabar com as pontas duplas na barba é com a nutrição dos fios, e isso pode ser feito com um bom óleo para barba, que vai agir como um reparador de pontas.

Nesse sentido, o óleo para barba é importante principalmente para barbas compridas, que são naturalmente mais ressecadas nas pontas. E, no dia a dia, uma boa forma de evitar o fio da barba com ponta dupla é usar também um produto hidratante, como um balm para barba.


Aparar a barba

Dependendo do tipo de ponta dupla que você está tendo, esses tratamentos para pontas duplas que nós citamos não vão funcionar 100%. Então pode ser necessário, sim, dar uma aparada nos fios.

Então, nossa recomendação é ir a uma barbearia para que um profissional possa te ajudar a avaliar o “estrago” e a decidir qual estilo de barba mais curta você pode adotar, mesmo que temporariamente, até que ela cresça de novo.


Quais os produtos indicados para cuidar das pontas da barba?

Recapitulando, os produtos indicados para cuidar das pontas da barba são o óleo e o balm para barba. Além deles, é essencial que você use um shampoo para barba para limpar seus fios e evitar que eles fiquem ressecados.

Seguindo as nossas dicas e investindo nesses produtos, você vai ver o resultado! Sua barba com certeza vai ficar mais saudável, bonita e maleável. E, sempre que precisar de dicas e produtos de cuidado com a barba, pode contar com a Barba de Respeito!

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Últimos posts Mais comentados
Twiiter