shampoo-ce-cabelo-na-barba-pode-usar
Barba 4 de outubro de 2021

Shampoo para barba e shampoo para cabelo, qual a diferença?

Se já não usou, pelo menos já pensou. Essa é a verdade! Diz aí: você sabe se pode usar shampoo para cabelo no lugar do shampoo para barba?

Tem quem ache que não faz diferença, tem quem queira economizar… Os motivos são vários, mas será que essa troca faz sentido? E será que vale a pena? Vamos descobrir.


Posso usar shampoo de cabelo na barba?

Vamos direto ao ponto responder a pergunta de um milhão de dólares: posso usar o mesmo do cabelo na barba? A resposta é só uma, cara. Não! E existem bons motivos para isso.

Você já percebeu que o fio da sua barba é diferente do fio do seu cabelo? Normalmente, a barba é mais grossa e ressecada que o cabelo. E não é só isso, a pele do rosto também é diferente da pele do couro cabeludo.

O shampoo para cabelo pode ressecar ainda mais a barba e a pele embaixo dela, o que pode levar a problemas como coceira ou até caspa na barba.

Por isso, a resposta para “por que não usar shampoo comum na barba?” é porque cada produto é desenvolvido pensando nas características específicas da região onde ele vai ser usado. Ou seja, o produto comum é pensado para o couro cabeludo e o cabelo; o shampoo para barba, para a pele do rosto e a barba.


Para que serve shampoo para barba?

para que serve o shampoo para barba

O shampoo de barba serve, primeiramente, para fazer a limpeza dos fios da barba e, claro, a pele do rosto que fica embaixo dela. Assim como o shampoo comum serve para limpar os fios do cabelo e o couro cabeludo.

E é muito importante fazer essa limpeza, viu? Sabemos que tem alguns barbudos que acham que só jogar uma água já conta, mas a verdade é que o shampoo para barba faz a diferença na higienização dessa região.

A barba fica exposta a poluição, sujeira (que pode cair da comida que você come, pode vir da sua mão, pode vir pelo vento…), oleosidade… E não cuidar disso pode levar a problemas maiores, podendo até afetar o crescimento da barba.

Leia também: Descubra Como Fazer a Barba Crescer Rápido

Porém, existem também outras vantagens no uso do shampoo de barba:


4 vantagens de usar shampoo de barba

  • Limpa profundamente a barba sem ressecar os pelos ou a pele do rosto;
  • Evita coceira e irritações na pele — a sujeira pode ser um dos motivos para esses problemas;
  • Promove uma sensação refrescante — inclusive, o Shampoo Ice é perfeito para quem curte esse efeito;
  • Deixa a barba bem cuidada e com um bônus: cheirosa — o que é muito útil, já que a barba fica num lugar estratégico, né? Bem embaixo do nariz.

Ah, se você estava procurando um “shampoo para barba crescer”, saiba que a maioria desses produtos não faz isso. Mas existem, sim, produtos para barba crescer que funcionam mesmo, e sem efeitos colaterais ou contraindicações.


Como usar shampoo para barba?

produtos-para-higiene-da-barba

Agora que você já entendeu por que deve usar shampoo para barba e não o comum, vamos às dicas práticas. Você sabe como usa-lo?


Escolha do shampoo ideal

Uma dúvida comum é sobre como escolher o melhor shampoo para a sua barba. Para isso, recomendamos que você pesquise sobre as marcas e os produtos.

Se estiver pesquisando na internet, procure comentários de pessoas que já usaram os produtos da marca, pesquise se ela é confiável, dê uma olhada nos ingredientes e tenha certeza do que o produto promete fazer.

Leve em conta também o seu tipo de pele e o nível de ressecamento dos seus fios. No caso, por exemplo, de quem tem pele oleosa, procure shampoos que podem ser usados por esse tipo de pele. Seus fios são muito ressecados? Procure shampoos mais hidratantes.


Frequência de uso

A frequência fica à sua escolha e deve ser definida de acordo com a sua rotina, podendo ser diária, um dia sim e outro não, enfim, como você achar melhor.

Por exemplo, se você pratica atividade física todo dia, é importante que a limpeza com o shampoo para barba seja também diária. Considere também o tipo de pele do seu rosto, o clima, se você tem mania de ficar passando a mão na barba… Tudo isso conta.

Caso você decida lavar em dias alternados, nós recomendamos que você pelo menos passe uma água morna pelos fios nos dias em que não usa-lo.


Passo a passo de como usar shampoo para barba

Por fim, vamos ao tutorial de como usa-lo na sua barba:

  1. Aplique uma quantidade de produto suficiente para lavar a sua barba na palma da mão (um círculo do tamanho de uma moeda de 1 real ou de uma colher de chá já é o suficiente);
  2. Espalhe o produto na barba molhada massageando os fios e a pele embaixo deles — mas sem usar as unhas ou puxar pelos embaraçados — até que se forme uma espuma rica e cremosa;
  3. Enxágue totalmente, retirando todo o produto da barba.

Só o shampoo é suficiente para limpar a barba?

O shampoo é o principal produto para fazer e manter a limpeza da barba. Mas, se você quiser ter uma limpeza ainda melhor, pode investir também em um esfoliante para o rosto.

Esse tipo de produto garante a limpeza de células mortas e outras impurezas que vão se acumulando sobre a pele e ainda ajudam a deixá-la livre para os pelos nascerem e crescerem livremente.

A recomendação é que o esfoliante seja usado uma vez por semana ou quinzenalmente.

Bom, agora você é um expert em shampoo para barba e limpeza da barba. Ficou com alguma dúvida? Deixe aí nos comentários que nós te respondemos.

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Últimos posts Mais comentados
Twiiter