super bowl
Esportes 31 de janeiro de 2019

Super Bowl: A maior festa do esporte mundial chegou

2019 chegou com tudo! Janeiro passou correndo mais do que barba pelada atrás de Blend. Fevereiro já está chegando com os dois pés no peito! Com ele, o momento mais aguardado pelos fãs do futebol americano, e também a melhor hora para começar a gostar do esporte chegou: o Super Bowl LIII. Onde New England Patriots e Los Angeles Rams disputarão dia 03 de fevereiro, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, quem manda de verdade nessa bagaça.

Mas o que é o Super Bowl?

via GIPHY
Então cara, o Super Bowl é o evento que define o campeão da liga nacional de futebol americano, a NFL. Jogo único disputado em campo neutro, costuma chamar a atenção do mundo todo pelo espetáculo que é a transmissão. 30 segundos de comercial nos vários intervalos do jogo chegam a custar 5 milhões de “doletas”. Já pensou isso tudo em produtos pra sua barba?

O intervalo

O show do intervalo virou uma vitrine para os artistas da música mundial. Nos últimos anos, o destaque fica para Kate Parry, Bruno Mars e Lady Gaga, que quebraram tudo em suas oportunidades. A bola da vez é a banda Maroon 5, que gerou treta e até petição para trocarem a atração. Mas não adiantou de nada. Uma curiosidade legal, é que o primeiro show de intervalo de grande porte, foi do Michael Jackson, em 1993. Antes dele a atração era feita por bandas marciais, aquelas, tipo a fanfarra de escola, saca?

Mas e o jogo?

É o que realmente importa. Certo? E são em jogos de Super Bowl que viradas incríveis acontecem, histórias são escritas e nomes viram lendas. Exemplos disso ocorreram nas duas últimas edições. Na primeira, o New England Patriots foi campeão depois ir para o intervalo tomando uma sarrafada de 28-3, para o Atlanta Falcons. Ano passado, depois de perder sua grande estrela, o Philadelphia Eagles não só conseguiu chegar até o Super Bowl, como ganhou do grande favorito, os mesmos Patriots, do “marido da Gisele Bündchen”. Foi o primeiro título da história da equipe. Tipo o Palmeiras ganhando o seu primeiro mundial. E o reserva azarão, Nick Foles, ainda levou o prêmio de MVP, o melhor jogador da partida. Quase uma história de filme da Disney. Tem gente que até chama o cara de Cinderela. Pode isso

via GIPHY
Mas você deve estar pensando: “só tem um probleminha, eu não entendo nada de futebol americano”.

Problema resolvido! Vamos explicar ele de uma forma simples e direta. Mas já vou avisando, o futebol americano é igual sushi: nas primeiras vezes você torce o nariz, faz cara feia por não entender muito bem o que é aquilo, mas depois que pega gosto, meu amigo, é capaz de vender a própria mãe por um Temaki! No caso da NFL, trocar a família, os amigos e até a mulher por um domingo inteiro na frente da TV, acompanhando os cinco jogos que só o Brasil transmite. E tem quem ainda reclame!

Como funciona o futebol americano?

Simples! Lembra da amarelinha? Aquela brincadeira de criança em que se risca no chão um tipo de escada, e que de casa em casa, usando uma pedrinha é preciso chegar no céu? O futebol americano é basicamente isso: conquista de território. No lugar da escadinha temos o campo, dividido em jardas. No lugar da pedra temos aquela bola esquisita que mais parece um cacau. E no lugar do céu temos a Endzone, a área pintada nas pontas do campo. Mas diferente da amarelinha, que é um jogo solitário, o futebol americano é disputado por dois times, e no lugar de uma menina bonitinha de vestido rodado e trancinhas no cabelo, temos onze brutamontes com sangue no olho do outro lado, pra impedir a equipe de ataque de chegar ao céu, ou melhor, na Endzone.

via GIPHY

Quem ganha essa parada?

Cada time tem quatro tentativas pra ganhar no mínimo dez jardas. Que pode ser feito por passe ou jogo corrido. Conseguindo esse mínimo de dez jardas, o time ganha mais quatro chances. Até chegar à Endzone e marcar o Touchdown, que vale 6 pontos, mais a chance de mais um ponto extra, que se ganha chutando a bola no meio daquele cabo gigante de estilingue.

Caso não consiga em três destas tentativas, o time pode escolher entre devolver a bola com um punt(aquela bicuda) ou usar a quarta tentativa, que é arriscada, pois se não conseguir, o adversário começa a atacar muito perto da sua própria Endzone. Se o time estiver no campo de defesa do adversário nessa quarta tentativa, pode tentar o Field Goal, um chute entre os postes que vale 3 pontos. No fim de quatro tempos de 15 minutos, quem tiver alcançado a Endzone do adversário mais vezes, somando mais pontos, ganha.

Conclusão

O princípio básico é esse, o suficiente pra você assistir ao Super Bowl, e entender o que até então parecia apenas um bando de marmanjo de calças legging se agarrando. Falando nisso, só mais uma dica, agarrar é falta, a não ser o infeliz encarregado de passar ou de correr com a bola. Esse não só, pode ser agarrado, como deve!

E é isso! O restante se aprende com o tempo, e rapidinho você vai escolher um time e fechar o pau por ele nas redes sociais. E mais, passar raiva e sofrer também, já que a NFL é uma das ligas mais equilibradas do esporte mundial.

Se você já conhece ou não, não importa! Compartilha pra geral ficar por dentro desse esporte que mais cresce no mundo, que eu garanto que vai valer a pena, cada segundo!

Ficou com dúvidas? Deixe aí nos comentários que teremos o prazer de responder.

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Mais comentados
Blend Original® Barba de Respeito