Barba no trabalho
Barba 4 de fevereiro de 2020

Barba no trabalho: pode ou não pode?

Você tem ou teve problemas em seu trabalho por conta de sua barba? Ou, conhece alguém que já precisou raspar os fios porque o visual barbudo não era aceito? Situação chata, não é mesmo?

É sobre esse tema delicado que vamos falar hoje: a barba no trabalho. Afinal, pode ou não pode ostentar uma bela barba de respeito no serviço?

Beard GIF - Find & Share on GIPHY

Cara, a barba está cada vez mais em alta, mas nem sempre ela foi bem vista – e bem-vinda – no ambiente corporativo. Não muito tempo atrás, os brothers que enfrentavam o dia a dia com seus belos fios no rosto eram tachados de desleixados.

Ainda bem que as coisas foram mudando. A sociedade evoluiu e o que antes era motivo de preconceito, ganhou o seu merecido reconhecimento.

Hoje, os barbudos podem trabalhar tranquilamente nos escritórios, bancos, lojas e outros lugares onde, antes, não tinham vez.

O que era sinal de descuido, passou a ser visto como sinônimo de estilo. Claro que estamos falando dos barbudos que fazem questão de manter os fios bem aparados e hidratados.

Então, brother, aproveita o momento e bora dar aquele trato de respeito na sua barba!

Barba no trabalho: de desleixado a homem cuidadoso

via GIPHY

Meu irmão, uma coisa podemos afirmar: uma barba bem cuidada é indispensável no ambiente de negócios. Você sabia que existe, inclusive, um estudo que aponta que a barba deixa o homem com semblante mais experiente e confiante

Sim, caro irmão barbado. A barba foi alçada a um novo patamar, em que se tornou um complemento do estilo de um homem, assim como cabelo e, claro, as roupas.

Claro que, embora seja cada dia mais aceita, é preciso se atentar ao tipo de serviço que você exerce. Isso porque cada empresa pode ter um regulamento próprio, com algumas regrinhas de assiduidade. 

Em geral, o uso da barba segue restrito em ambientes em que compromete a segurança – como indústrias com máquinas que exigem proteção, por exemplo -, ou ainda em ambientes em que os fios possam causar algum problema de saúde.

Mas, no geral, cada vez mais o campo profissional está se tornando maleável em relação à aparência de seus colaboradores.

Agora, vamos ser retos no papo: quando falamos em barba, não estamos dizendo apenas para deixar os fios crescerem como se não houvesse amanhã. É por cidadãos que agiam exatamente assim que deixar a barba crescer era visto como sinal de descuido.

Hoje, com os produtos e acesso a informações que temos, é inadmissível manter os pelos mal aparados e espetados, mais parecendo uma cerca de arame farpado. 

Afinal, uma barba bem cuidada, aparada e hidratada garante aquele semblante mais experiente, que leva a sua credibilidade e poder de persuasão às alturas. 

Tá tudo liberado?

via GIPHY

Enquanto algumas empresas, em especial as mais tradicionais, já permitem a presença da barba desde que bem aparada, as mais novas se mostram mais abertas nesse quesito, liberando o uso de todos os estilos.

Alguns dos mercados em que as barbas são muito bem-vindas são: 

  • Comércio;
  • Esportes;
  • Games e tecnologia;
  • Moda;
  • Publicidade e marketing.

Já em outros locais, ainda são vistas com certa restrição: 

  • Comércio – alguns poucos não permitem de forma alguma a presença de barbas, pois não fazem parte da imagem da empresa;
  • Executivos;
  • Setor alimentício;
  • Setores de Saúde.

Cara, independentemente do local que você vai trabalhar, é preciso ressaltar que você deve cuidar da sua barba. É uma questão de estilo, higiene e, claro, saúde. 

Se você não abre mão de sua barba de respeito e quer ostentá-la em casa, nos momentos de lazer e, obviamente, no trabalho, a nossa dica é escolher um estilo que mais combine com a sua profissão e função na empresa. 

Cada empresa tem a sua particularidade. Mas é possível enxergar os padrões do mercado e perceber quais áreas são vistas tendo mais aceitação ou não.

Nos ambientes descontraídos, o leque de opções é, certamente, maior e é possível ousar com estilos mais diferenciados, como barbas hipster ou estilo lenhador.

 Já em meios corporativos e mais sérios, talvez seja melhor apostar numa barba mais clássica, de tamanho curto ou médio.

Barba no trabalho: cuidar dos fios não sai de moda

via GIPHY

Ok, ok. Já deixamos bem claro que, independente do ambiente, as barbas voltaram para ficar.

Seja num trabalho que permite um visual mais descontraído ou então naqueles em que não é possível um fio fora do lugar, o cuidado com a barba é essencial.

Afinal, um barbudo de respeito que se preze não quer ficar marcado por estar com os fios quebradiços ou despenteados, não é mesmo?

Então, bora lá conferir algumas dicas para conservar a boa imagem e mostrar que sua responsabilidade começa desde os cuidados básicos com a aparência?

Barba no trabalho, bem aparada sempre

Mesmo nas empresas mais liberais, ficar conhecido como o cara da barba desgrenhada não é legal.

Por isso mesmo, independente se os fios estão mais rentes ao rosto, se a barba é cheia ou no melhor estilo lenhador, lembre-se de mantê-los sempre aparados.

Manutenções simples com lâmina ou tesoura garantem um visual alinhado, que representa um homem que gosta de se cuidar.

Maciez e hidratação também contam

via GIPHY

Outra dica de ouro para garantir uma boa impressão no ambiente corporativo é manter os fios hidratados e penteados. Isso colabora para que esteja sempre apresentável, independente do lugar e ocasião. 

Portanto, nada de um fio pra cada lado ou ainda aquele aspecto arame farpado, que mantém os colegas de trabalho e clientes a quilômetros de distância. 

Use um bom shampoo para a higienização diária da barba. Também invista em óleos e balms para manter os pelos hidratados e maleáveis. 

O bom e velho pente de madeira também é fundamental para manter o corte bem ajeitado e os fios sem frizz. 

Entra lá no nosso site e confira a linha completa de produtos para garantir a sua barba de respeito.

Sua barba, seu estilo

via GIPHY

O estilo de sua barba deve representar quem você é e, claro, estar em sintonia com sua posição na empresa. 

Além disso, assim como a barba pode dar um peso enorme em seu visual, combiná-la ao seu estilo é fundamental para garantir a harmonia de sua imagem. 

Então, olho também no estilo de roupas e, claro, evite exageros. 

Confiança que vem da barba

Mais que um acessório estético, a barba representa o seu eu. E isso se mantém no ambiente de trabalho. Então, prezado irmão barbado, ostente sua barba de respeito e mostra sua autoconfiança. 

Uma barba bem alinhada mostra que você tem autoestima, qualidade que deve ser valorizada por todos que estão ao seu redor. 

Lembre-se, brother, que além da barba e do seu estilo de se vestir, existe um profissional da po**@, que está na equipe para fazer toda diferença…

Curtiu esse post? Então compartilhe e curta esses e outros assuntos em nosso blog e, claro, redes sociais.

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Mais comentados
Blend Original® Barba de Respeito