mitos
Comportamento 11 de fevereiro de 2020

Mitos e verdades sobre o crescimento da barba

Mitos nem sempre são coias positivas! Muitos parceiros estão dispostos a qualquer coisa para ver sua barba crescer: simpatias, uso de “produtos milagrosos”, novas técnicas para barbear… Enfim, a lista de loucuras para ter a tão sonhada barba de respeito é longa.

O duro é que muitos se sujeitam às mais impensáveis aventuras – na maior parte das vezes, escondidos – para, enfim, ter o título de barbudo de respeito.

Antes de tudo, uma coisa é certa: deixar a barba crescer e conquistar fios saudáveis e macios não é brincadeira. Mas há muitos mitos por trás disso e, como entendedores do assunto que somos, decidimos tirar as dúvidas mais comuns.

Saca só!

O que vale a pena e o que é zoeira

Alimentos que fazem a barba crescer do dia pra noite, raspar os pelos frequentemente, idade máxima para ser um barbudo, milagres na hora de higienizar… todo mundo parece ter uma carta na manga quando o assunto é crescimento dos fios.

No entanto, é importante dizer que nem tudo que se ouve ou lê por aí é verdade! Tudo pode não passar apenas de mitos! 

Raspar a barba engrossa o pelo?

via GIPHY

MITO. Independente de como ou quantas vezes você raspar, a sua barba voltará a crescer com a mesma espessura.

O que dá a impressão de ter engrossado é que o fio é cortado rente à pele, onde ficam os bulbos capilares que, naturalmente, pois são mais grossos que a ponta do pelo. 

Cebola e tomate fazem a barba crescer?

via GIPHY

MITO. Cara, cebola e tomate são legumes e ponto! É dos piores mitos já criados.

Por ser rica em enxofre, a cebola acaba estimulando a circulação sanguínea, o que pode contribuir para o crescimento dos cabelos, mas não é um fator determinante.

Já o tomate é rico em vitaminas A e C, que ajudam no combate ao dano celular e também contribuem para a circulação. 

Embora sejam saudáveis e sejam ótimas opções para sua dieta, esses legumes não têm influência direta no crescimento dos fios. 

Além disso, sem contar que sair por aí exalando “perfume de cebola” não deve ser algo atrativo para as barbudetes, não é mesmo?

Barba deixa o homem mais sexy?

via GIPHY

VERDADE. A barba mexe com as mulheres e isso está comprovado cientificamente. 

Um estudo da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, apontou que homens com barba são os mais populares entre as mulheres.

Para a conclusão, um grupo de mulheres heterossexuais tiveram acesso a imagens de 10 homens em diferentes estágios de crescimento da barba. 

Os homens que não faziam barba há dez dias foram os que fizeram mais sucesso entre as mulheres pesquisadas. 

Barba cresce mais rápido no verão?

via GIPHY

VERDADE. As altas temperaturas favorecem a vasodilatação, o que faz com o que o sangue circule mais rapidamente nutrindo o folículo piloso.

Água e sabonete comum são suficientes para higienizar?

via GIPHY

MITO. Cara, esse é um assunto que vamos sempre tocar: não passe na barba o sabonete que você usa no corpo. Nem mesmo o shampoo para cabelo pode ser usado na barba.

Isso porque não apenas a textura da pele é outra, como os fios do cabelo e da barba são muito diferentes e, claro, precisam de produtos específicos para ficarem com a maciez que você tanto almeja. 

Na hora de se cuidar, use produtos específicos para esse fim, evitando o ressecamento dos fios e o surgimento de problemas como a coceira e a caspa.

A barba só cresce até os 20 anos?

via GIPHY

MITO. O crescimento da barba começa na adolescência e segue na idade adulta. Fatores como genética, alimentação e exercícios influenciam diretamente na quantidade e qualidade dos pelos.

Geralmente, os bulbos capilares – responsáveis pelo crescimento do pelo – se desenvolvem entre a adolescência e fase adulta o que, na média, ocorre entre 20 e 21 anos de idade. 

No entanto, isso não significa que, se a barba não vingou, não crescerá mais. 

O que acontece é que, como você já deve ter percebido nos seus tempos de adolescência, alguns caras com 15 ou 16 anos já estão com uma barba de respeito enquanto outros apenas possuem um bigodinho singelo.

A real é que a barba não tem idade certa para crescer.

Um homem gasta mais de 3 mil horas de sua vida se barbeando?

via GIPHY

VERDADE. Um homem gasta, em média, 3.350 horas, ou quase 140 dias inteiros ao longo de sua vida se barbeando. O número foi publicado em um artigo pelo jornal The New York Times. 

Então, se você está interessado em deixar a barba crescer, pode pensar em todas essas horas que vai gastar fazendo outras coisas como, por exemplo, sair com os amigos ou com a cremosa.

Raspar a barba diariamente afeta a velocidade do crescimento?

via GIPHY

MITO! O mito dos mitos. Cara, esse é um boato campeão. 

Anote aí e não se esqueça nunca: o crescimento, a espessura e a cor dos pelos são controlados pelos genes, não pela frequência com a qual você faz a barba.

É claro que, ao deixar de fazer a barba, seus pelos vão crescer, mas isso não altera em nada a velocidade do crescimento. 

Se você simplesmente não raspar a barba e não tomar nenhum outro cuidado, vai conquistar é um belo visual desleixado. 

Então não se esqueça de raspar, aparar e modelar os fios. 

Os fios crescem na mesma proporção?

via GIPHY

MITO. Geralmente, os pelos da bochecha crescem mais lentamente do que os que cobrem o queixo. E brother, vale dizer que não há nada de errado nisso. 

Procure um barbeiro ou então você mesmo vá aparando os fios e modelando para criar um estilo legal de barba. 

Dica extra: você sabia que a barba cresce cerca de 5 nanômetros por dia? Isso significa 0,0000005 centímetros por segundo.

Existem pessoas com medo de barba?

via GIPHY

Não vale rir dessa, brother. O medo de barba é uma fobia REAL, chamada Pogonofobia. 

Quem sofre desse mal baseia seus medos em questões como higiene e pesquisas que alegam que as barbas contêm bactérias. 

Nada a ver, ainda mais se você é um barbudo de respeito que preza pela higiene e saúde dos fios como nós.

Como ter a sua barba de respeito

via GIPHY

Rente ao rosto, espessa, longa, hipster… uma coisa não dá pra negar: independente do estilo, a barba é uma “marca registrada” do homem.

O tipo varia de um brother para outro, mas quer saber uma bela verdade sobre o crescimento dos fios? Usar produtos para auxiliar no crescimento funciona sim!

Mas claro que funcionam os produtos sérios, feitos com composições certas, que não prejudicam a sua saúde. 

Óbvio também que para ter uma barba de respeito não basta um simples estalar de dedos. Além do uso do produto certo, é preciso dedicação para garantir o melhor resultado. 

  • Olho nas instruções

Primeiramente, para ter a tão sonhada barba, siga corretamente o modo de uso dos produtos. Existem muitos mitos relacionados aos produtos também.

Apostar em técnicas que ajudem na abertura dos poros como produtos esfoliantes e a boa e velha técnica da toalha quente também ajuda no tratamento. 

Não se esqueça de aliar a tudo isso uma boa rotina alimentar e a prática de exercícios, que ajudam a controlar os hormônios, fator determinante no nascimento de barba. 

Para não errar, aposte no Blend Original®

via GIPHY

Cara, quer ter a sua barba de respeito sem erro? Então a dica é usar o nosso Blend Original®, à base de produtos naturais, que pode ser usado em qualquer tipo de pele e age unicamente para cumprir a sua finalidade: estimular o crescimento e até mesmo a hidratação e fortalecimento dos fios já existentes.

O Blend Original® Barba de Respeito, assim como os outros produtos da marca, tem proteção UV, ou seja, não vai manchar sua pele. 

Por ser um produto inteiramente natural, não possui os efeitos colaterais que muitos medicamentos podem ter. 

Dúvidas esclarecidas? Sabendo diferenciar verdades e mitos? Então brother, agora que você já sabe o que é mito e verdade, entra no nosso site e confira mais sobre o Blend Original® e os outros produtos Barba de Respeito. É a garantia daquela barba linda sem dor de cabeça.

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Mais comentados
Blend Original® Barba de Respeito