Mundo da Barba 20 de abril de 2018

Tudo sobre Tiradentes: Um barbudo de respeito que fez história

Tem feriado chegando aí, isso a gente tem certeza que você sabe. Mas você está por dentro da história do cara homenageado nessa data? Para ter um dia com o nome dele, com certeza Tiradentes foi importante para o Brasil, mas por quê? Neste post, nós, os especialistas em Barba de Respeito, vamos falar tudo sobre Tiradentes, esse barbudo que fez história!

Quem foi Tiradentes?

Antes que algum engraçadinho fale… Não, não é esse cara abaixo:

O nome real de Tiradentes era Joaquim José da Silva Xavier. O apelido veio por causa da profissão do cara, que era dentista.

Considerado um verdadeiro herói nacional, Tiradentes participou da Inconfidência Mineira e acabou morrendo por seus ideais. Para defender algo dessa forma, sem medo de morrer, tem que ter coragem!

Tiradentes e a Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira, caso você não saiba, foi uma revolta que aconteceu no ano de 1789 em Minas Gerais. Tiradentes e outras pessoas se uniram contra o domínio português e a favor da independência desse estado, que na época ainda era capitania.

A revolta não deu certo e, apesar de muitos outros terem se envolvido no movimento, só Tiradentes foi condenado à morte. Só que, no final das contas, indo contra o objetivo de sua execução, o cara acabou virando mártir.

Como surgiu o feriado de Tiradentes?

tudo sobre tiradentes

Na verdade, o feriado de Tiradentes demorou um pouco para surgir. Foi só quando o Brasil se tornou república, aí o novo governo transformou o dia 21 de abril, que foi a data em que Tiradentes foi morto, em festa.

Essa foi a forma encontrada para reconhecer a bravura do barbudo que foi enforcado e teve partes do corpo expostas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Aliás, para pisar ainda mais sobre sua memória, a casa de Tiradentes foi queimada, o terreno foi salgado e seus bens foram confiscados.

Mas, como já falamos, o tiro saiu pela culatra. Além do feriado, esse barbudo de respeito foi homenageado também de outras formas: sua cidade natal passou a se chamar também Tiradentes e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, que fica no local da prisão onde o dentista ficou antes de morrer, foi nomeada de Palácio Tiradentes.

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre esse barbudo que fez história? Esse fez mesmo jus à força da barba!

Posts Relacionados

Comentários:

  1. Sensacional reportagem! Todas as Pessoas. inclusive. os adolescentes. os jovens de hoje. os estudantes. alunos de hoje. teriam a obrigação de entenderem. efetivamente. quem foi. na realidade Tiradentes! Entenderem o que significa. verdadeiramente.a Inconfidencia Mineira! Aonde se passou? Em que Estado Nacional? Onde ele foi preso? Por que Tiradentes foi preso! Procurar entender as diferenças entre capital. província.cidade eh por aí vai! Que ele era dentista. creio. eu. que todo mundo saiba. pelo amor de Deus. mas
    saber quem foi o Joaquim José da Silva Xavier…..Tem muita gente. mas muita gente mesmo que não faz a menor ideia! A menor. principalmente. os estudantes do nosso querido. amado eh tão respeitado. tão respeitado Brasil. Sil. Sil! Sil! Será que. realmente. os professores de história trabalham esse Tema nas Escolas? Será? Eu não sei! Muito boa a informação! Boa! Rosemary Gazzola!

  2. Bela postagem, os brasileiros precisam focar nos patriotas do passado e se inspirarem nas eleições desse ano. Parabéns pelo Post barbudos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Últimos posts
Blend Barba de Respeito