Livros
Comportamento 24 de março de 2020

Livros: 5 Dicas para despertar o hábito da leitura

Antes de tudo, quantos livros você lê por ano? Ou melhor, já parou para pensar quando foi a última vez que você leu algo sem ser um post no Instagram ou no Facebook?

Pois é! Muitas pessoas sempre tiveram dificuldade com a leitura. Parte disso, talvez, seja consequência dos títulos meio chatos e forçados que eramos obrigados a ler na escola. E que, ao invés de despertar o gosto pela coisa, acabou traumatizando muita gente!

Leitura precisa ser prazerosa, isso é fato!

via GIPHY

Muito do nosso tempo hoje é direcionado a outros tipos de mídia e formatos de consumo de informação. A maioria delas, claro, é em vídeo, com plataformas como o YouTube e o próprio Instagram. O áudio também ganhou grande atenção nos últimos anos, com o aumento da popularidade dos Podcasts.

No Brasil, inclusive, já existem eventos voltados apenas para as plataformas de Podcasts, que despertaram muita atenção do próprio Spotfy, que vem investindo pesado na nova mídia.

Isso deveria tirar um pouco da popularidade dos livros, mas não. É aí que a gente se engana!

Os livros através do tempo

Desde que o homem é homem, ele tem buscado formas de deixar a sua marca na história. E assim, passar para gerações futuras suas experiências, sentimentos, ensinamentos e uma infinidade de coisas. O livro surgiu com esse propósito.

A primeira técnica de impressão conhecida, a de Gutenberg , foi utilizada para o livro mais conhecido do mundo, a Bíblia. Isso lá em 1455. De lá pra cá muita coisa mudou. Tanto na tecnologia como na própria literatura.

Mas uma coisa nunca muda, mesmo com a tentativa da Amazon em digitalizar a leitura com o Kindle, os livros continuam aí. E enquanto Vídeo-locadoras já são raridade, todo Shopping que se preze, conta com uma livraria em seu interior.

Porém, mesmo com esse acesso todo você ainda tem dificuldade em ler? Pois bem, vamos tentar te ajudar com esse artigo, ok? Até porque, se você estiver lendo isso, significa que existe um gostinho pela leitura em você, correto?

O Benefício dos Livros

via GIPHY

Assim como uma atividade física, a leitura é como um exercício para o seu cérebro. Quem lê, fala melhor, escreve melhor. E também trabalha outras habilidades mentais como a imaginação e a criatividade, muito importantes inclusive para o mercado de trabalho.

Isso sem contar que, mesmo em trabalhos de ficção, você está sempre aprendendo algo com a leitura. Não apenas em relação ao conhecimentos gerais, mas sobre nós mesmos também.

Muitos autores usam de histórias como uma forma de ensinar uma mensagem, sobre coisas que muitas vezes estão diante de nós, mas que não conseguimos perceber.

Então o que você acha de hoje mesmo começar a afiar a sua ferramenta mais importante, a sua mente, através da leitura?

Desenvolvendo o hábito da leitura

Separamos para você cinco dicas básicas que temos certeza de que irão te ajudar a deixar a preguiça de lado. Então pega papel e caneta e vem com a gente!

1 – Lendo

A primeira dica e, a mais óbvia de todas é: lendo! Assim como para aprender a nadar você precisa obrigatoriamente entrar na água, você só vai desenvolver o seu hábito por leitura, lendo.

Uma dica aqui é começar por trocar telejornais por jornais impressos, ou mesmo por sites de notícia. Basta procurar pela sessão que lhe interessa mais, como esportes ou política, por exemplo.

2 – Defina os livros de seu gosto

via GIPHY

Seguindo o exemplo acima, agora voltado para livros, defina os seus estilos favoritos de livros. Uma boa dica é levar para leitura os seus estilos preferidos de filmes ou séries.

Uma melhor ainda, para começar, é ver se aquele seu filme favorito tem algum livro, como base para a história. Ou mesmo, no caso de algumas produções, algum livro sobre bastidores ou novas visões da mesma trama apresentada nas telas.

3 – Crie uma rotina

livros

Sabemos que rotina não é o forte da maioria das pessoas. Mas assim como estudo, certas coisas necessitam de uma horinha marcada, para que a gente pare de fazer coisas muitas vezes não tão importantes assim!

Separe de quarenta minutos até uma hora do seu dia para ler. Caso preferir, até mesmo para te ajudar a dormir, use a parte da noite. Aquela uma horinha antes de deitar para dormir é ideal. Já deixe o livro na cabeceira da cama, para ajudar a lembrar.

4 – Defina suas prioridades

livros

As redes sociais nos tomam muito mais tempo do que deveriam. Quer fazer um teste? Tanto no seu Instagram quanto no seu WhatsApp, você consegue mensurar quantas horas por dia você passa usando estes apps.

E vamos ser sinceros, além de matar o seu tempo, me diga um benefício que xeretar a vida das outras pessoas pode trazer para a sua? Então essa é uma dica importante. O tempo que você usaria para acompanhar os storys de alguém que não te agrega em nada, leia um livro.

Outra coisa legal é não levar o celular para a cama. Ou mesmo desligar sua rede por pelo menos uma hora. Sem interferências, a tendencia é que a leitura te prenda ainda mais.

5 – Crie um grupo de leitura

Não precisa ser necessariamente um grupo. Se você é casado ou apenas namora, combine com sua barbudete para que vocês leiam juntos. Não precisa ser o mesmo livro. Cada um lê o seu estilo. Pelos menos assim um puxa o outro.

Mas, ao invés de deitarem um para cada lado, com a cara enfiada em um celular, sentem-se lado a lado e leiam um bom livro. No fim, quem sabe vocês acabam até trocando os livros e debatendo sobres eles depois.

E então, gostou das dicas? Vale a pena dedicar uns minutinhos do seu dia para exercitar essa máquina que é a sua mente. Leitura ajuda em muitas áreas da sua vida, além fortalecer sua memória.

Se der tudo certo, volte aqui depois e conte para nós quantos livros você já leu usando nossos conselhos. Não esqueça de cuidar do visual também. É só colar no nosso site e conferir nossos Kits de Respeito!

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Mais comentados
Beard Calm Barba de Respeito