Mundo do Homem 13 de setembro de 2018

Melhore sua educação financeira pessoal com essas 6 dicas

Quando se fala em educação financeira pessoal, tem muita gente que pede para mudar de assunto e deixa para se aprofundar a respeito dela em outro dia. Porém, o cara que é esperto e valoriza o suado dinheiro que recebe todo mês, entende a importância de ficar por dentro do tema.

Afinal, ela trata justamente de como você pode aprender a ter uma vida mais estável, com um orçamento mais flexível e alcançar seus objetivos sem precisar fazer dezenas de dívidas. Quer coisa melhor? Por essa razão, a gente reuniu 6 dicas que mostram como colocar isso em prática de forma simples e sem lenga-lenga. Acompanhe!

1. Planeje seus gastos mensais

via GIPHY

A primeira delas é bem simples: planeje os seus gastos mensais. Parece óbvio falar isso, mas muitos caras parecem ignorar esse detalhe e querer viver (e ostentar) um padrão de vida que não é compatível com o próprio orçamento.

Como resultado, em poucos meses eles estão devendo um valor tão alto e absurdo que só ganhando na Mega Sena para dar jeito na situação!

Portanto, monte uma planilha com o quanto você ganha e quais são os seus principais gastos fixos (como plano de saúde, academia e mensalidade da faculdade) e variáveis (saideiras com os amigos, alimentação e vestuário).

Assim, você vai identificar o que mais pesa no seu bolso, onde dá para reduzir as despesas mensais e as alternativas que pode adotar para o seu salário render mais.

2. Cuidado com o uso de cartões de crédito

Aprenda a deixar de lado o uso dos cartões de crédito. Sim, a gente sabe que eles são úteis e quebram um galho quando você precisa. Porém, também podem se tornar uma grande armadilha. Isso porque muitos caras encaram o crédito como uma grana extra, quando deveria ser justamente o oposto: uma quantia a ser subtraída do salário.

Daí já viu: perdem a mão na quantidade de compras parceladas, fazem saques recorrentes e acabam com dívidas enormes por conta dos atrasos, pagamentos mínimos ou parcelamentos do valor total — especialmente porque os juros dos cartões são altíssimos.

Por isso, o ideal é você fazer suas compras sempre à vista para se livrar de futuros transtornos. De quebra, nessa modalidade, ainda é possível aproveitar promoções e descontos extras que garantem uma economia marota.

3. Evite gastos desnecessários

Outra dica bacana e que também tem a ver com a anterior é evitar gastos desnecessários. Afinal, muito marmanjo não percebe que, por conta das próprias atitudes acaba gastando mais do que deveria ou precisaria ao longo do mês.  Aí não dá, não é?! Por isso, siga as nossas sugestões:

  • Vá ao supermercado somente quando tiver uma lista do que precisa adquirir, assim você não é tentado a comprar coisas que não precisa; 
  • Vá ao cinema/teatro nos dias em que o preço do ingresso está reduzido ou pela metade, especialmente se você paga inteira; 
  • Pesquise por produtos na internet, como perfumes, cosméticos, roupas e calçados, antes de comprá-los em lojas físicas, pois você pode economizar (e muito); 
  • Troque o serviço de TV a cabo pelo serviço de streaming (como a Netflix) que é muito mais em conta, você assiste quando e como quiser e não tem intervalos comerciais; 
  • Aprenda a cozinhar para não precisar fazer todas as suas refeições fora de casa e, em muitos casos, pagando caro e comendo mal; 
  • Locomova-se não só de ônibus ou metrô, mas também de bike — assim você reduz as despesas com passagens e ainda entra em forma.

4. Comece a poupar desde já

via GIPHY

Começou a se planejar, não tem mais dívidas e está evitando gastos desnecessários? Então, é hora de partir para a nossa próxima dica: comece a poupar! Sim, meu amigo, fazer uma reserva de emergência é fundamental para garantir que, caso ocorra algum imprevisto, você não passe por perrengues.

Isso porque um reparo no computador, um conserto no carro ou mesmo uma demissão de última hora podem acontecer com qualquer um. Portanto, como já dizia o ditado, prevenir é melhor que remediar!

E tem mais: à medida que esse pé de meia for engordando, ele poderá servir para fazer um investimento que renda mais do que deixar sua grana parada na poupança (como tesouro direto, CDB, LCI, LCA etc.) ou realizar algum sonho/desejo, como a festa de formatura da faculdade ou uma viagem.

5. Leia sobre educação financeira pessoal

Fora tudo o que já foi dito, também vale a pena você ler sobre educação financeira pessoal. E não é preciso manjar tudo de economia para entender uma obra sobre o assunto, viu? No mercado literário, existem vários títulos que ensinam as pessoas a lidarem melhor com o dinheiro de forma simples, direta e realista.

Alguns exemplos disso são os livros Trabalhe 4 Horas por Semana, 12 Meses Para Enriquecer, Quero Ficar Rico e Pai Rico, Pai Pobre, que mostram quais os erros mais comuns que comprometem o seu orçamento e como se livrar deles para alcançar a tão sonhada estabilidade financeira na sua vida.

6. Use a internet ao seu favor

via GIPHY

Por fim, mas não menos importante, faça da internet uma grande aliada na sua missão de alcançar uma maior organização financeira. Como? Simples: em vez de você passar seu tempo livre apenas atualizando as redes sociais, jogando e experimentando novos games ou conferindo os últimos memes do momento, aproveite para checar blogs e canais de youtubers que tratam desse tema.

Há uma galera que compartilha as próprias experiências para você se inspirar, ensina como evitar dívidas, explica termos complicados do mundo dos investimentos, traz truques para o seu dinheiro render, sugere aplicativos para celular que ajudam a controlar os gastos e por aí vai. Abaixo, você vê algumas sugestões para acompanhar:

E aí, curtiu nossas dicas sobre educação financeira pessoal? Pois agora, é hora de colocá-las em prática e mudar a forma como você se relaciona com o dinheiro e faz uso dele na sua rotina. Afinal de contas, ninguém merece viver sempre endividado e com cada centavo contado, não é mesmo?

Aproveite e compartilhe este post com a sua turma. Quem sabe algum dos seus amigos também não está precisando seguir os mesmos passos?

 

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Últimos posts
Blend Barba de Respeito