Mundo do Homem 6 de setembro de 2018

Não sabe como fazer churrasco? Então use este checklist!

Quem não gosta de um fim de semana com sol, aquela roda de amigos, cerveja gelada e uma bela picanha na grelha? Perfeito, não é mesmo? Mas pode falar a verdade. Quantas vezes, no meio da festa, a galera teve que sair correndo para comprar mais coisas porque não planejou como deveria? Isso até acontece, mas pode ser evitado quando você sabe como fazer um churrasco de respeito.

Depois de ler esse texto todo, pode preparar o avental, afiar a faca e tacar fogo no carvão, porque não vai ter mais essa história de bater cabeça no meio do evento. Quer conferir? Puxa uma cadeira aí, que vamos começar a explicar tudo direitinho. Vamos lá!

Vai com calma na hora de convidar a galera

O primeiro passo de como fazer um churrasco é estipular o número de convidados, de acordo com o espaço a ser realizado. Pode ser numa varanda pequena ou num quintal espaçoso, o importante é garantir o conforto de todos e a capacidade da churrasqueira. Por isso, vá com calma! Decida bem qual é a ideia, o lugar ideal e saiba quantas pessoas vão participar.

Por isso, crie uma lista de convidados detalhada (crianças, homens e mulheres) e, quanto ao local, dê preferência por um espaço ventilado e com uma estrutura mínima, com pia, mesas e cadeiras suficientes. Definindo essa etapa, podemos pular para as próximas que são ainda mais importantes. Confira mais abaixo!

Atenção ao calcular as quantidades

Vamos direto ao assunto. Não tem como fazer um churrasco sem saber escolher as carnes e nem calcular as quantidades ideais. Claro que sempre pode ter aquele camarada ogro (que come quase um boi inteiro), mas também pode ter aquele mais fitness (que uma fatia já esgota a quantidade de proteína necessária do dia) e, no final, sempre rola um equilíbrio. Brincadeiras à parte é mesmo fundamental trabalhar com uma média comum de consumo.

Para entender melhor, preparamos uma listinha detalhada para você ter uma ideia mais ampla de como calcular as carnes e bebidas. Alguns pontos podem variar, de acordo com o perfil dos convidados, mas, no geral, essa é uma média suficiente para um churrasco satisfatório. Confira:

  • 400 gramas de carnes variadas por pessoa;
  • 3 garrafas de cerveja por convidado que bebe;
  • 500ml de refrigerante por pessoa;
  • 1 litro de cachaça para caipirinha para cada 5 pessoas;
  • 500ml de suco e água por pessoa.

Entre as carnes, escolha as melhores peças de boi (picanha, alcatra, coração da alcatra e contra filé), de porco (picanha, pernil e barriga) e de frango (peito, asa, coxa e coração). Além disso, não se esqueça de incluir as linguiças nessa porção (que também podem ser variadas), o pão de alho para a entrada e, por que não, alguns legumes? Abobrinha, berinjela, batata e palmito na brasa podem cair bem se forem bem temperados.

Não pode dar mole de esquecer o básico

Outro ponto essencial do guia de como fazer um churrasco é jamais esquecer de algumas coisas básicas para dar início aos trabalhos. Por exemplo, imagine você compra tudo certinho e na hora H, vê que se esqueceu do carvão. Não rola, né?

O mesmo vale para o gelo, caso seja necessário, assim como o sal grosso, temperos e os espetos. O álcool ou o óleo para acender a brasa também precisam constar nessa lista importante.

Deixe tudo isso anotado para não esquecer nada e confira item a item antes de começar os trabalhos.

Capriche nos acessórios

Se a ideia é fazer aquele churrasco de respeito, que tal chegar ostentando aqueles acessórios para ninguém colocar defeito? Estamos falando daquela faca afiada, do garfo de inox brilhante, da tábua novinha e de um avental impecável. Naquele estilo churrasqueiro “profissa”, de deixar os convidados de queixo caído a cada corte perfeito.

Além de um visual legal, todos esses detalhes passam uma impressão de limpeza e higiene, fundamental para quem está à frente da churrasqueira, e mostra também que você entende do assunto. Por isso, capriche!

Mostre que você sabe pilotar a churrasqueira

Saber como fazer um churrasco, vai muito além da organização. É necessário também saber operar a “máquina”. Primeiro de tudo, lembre-se que não pode ter pressa e querer que tudo fique pronto antes do tempo.

Arrume o carvão com uma distância suficiente das grelhas, acenda com calma e aguarde chegar na temperatura ideal, salgue as carnes sem exageros, confira o ponto para cada corte e cuidado para não deixar queimar nada.

Para carnes como costela e cupim, o ideal é que deixe-as assar com bastante antecedência, pois costumam demorar muito. Já as peças e os alimentos menores, como o pão, as coxas e o coração, por exemplo, precisam sempre ser observados para não passarem do ponto.

Finalize o churrasco com chave de ouro

Quando ninguém aguenta mais comer carne, pode ser um sinal de que a festa está no fim. Ou não. É, justamente nessa hora, que você tem que mostrar como fazer um churrasco variado.

Uma sobremesa, no final, sempre cai bem e fecha com chave de ouro o evento, não é mesmo? Mas nada de pagar o braseiro e servir sorvete, hein! Aproveite o calor das grelhas e parta para o segundo tempo gastronômico. Que tal uma banana assada, servida com canela e açúcar? Ou umas rodelas de abacaxi grelhado?

Não importa qual seja o prato final, uma sobremesa é essencial para finalizar a festa e surpreender ainda mais os seus convidados, concretizando, dessa forma, o seu merecido título de churrasqueiro profissional da galera!

Essas foram algumas de nossas preciosas dicas de como fazer um churrasco mais que perfeito e deixar seus amigos com água na boca. Agora que você já sabe tudo o que precisava, é hora de convidar o pessoal para o quintal, arrumar a churrasqueira e colocar tudo isso em prática!

Curtiu o post? Se você também é apaixonado por um churrasco e por uma bagunça com os amigos, bem-vindo ao time! Aproveite para manter essa legião de bons churrasqueiros unida e compartilhe oeste artigo em suas redes sociais. Até a próxima!

 

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Últimos posts
Blend Barba de Respeito