tratamento para calvície
Cabelo 21 de novembro de 2019

Tratamento para calvície: sua cabeleira de volta!

Espinha na cara ou barriguinha de chopp? Tudo bem, acontece. Agora, ficar careca… aí já complica um pouco, não é mesmo?! No entanto, se você já não gasta mais tanto shampoo quanto antigamente ou percebeu que pode deixar sem pentear algumas áreas da cabeça, este artigo é para você. Brother, o assunto de hoje é o tratamento para calvície.

Sim, caro irmão barbado… calvície é assunto sério e a boa notícia é que tem tratamento. E nós, seus parças de respeito, estamos nesse time que garante a você fios bem cuidados e aquela cabeleira que faz qualquer cremosa arrepiar. Então, bora lá saber mais sobre esse assunto?

Embora muitos homens encarem bem o fato de não terem cabelo, a verdade é que esse assunto ainda preocupa muita gente. E não é para menos: a calvície, brother, é uma doença.

Além disso, vamos ser retos no papo: ninguém curte se olhar no espelho e não gostar do que vê, não é?

CALVÍCIE: SINAIS DE ALERTA

O tratamento para calvície, existe? Primeiramente, as pesquisas apontam que a calvície é uma doença cada vez mais comum e que acomete os homens cada vez mais cedo. 

Alguns estudiosos afirmam que cerca de metade dos garotos com até 15 anos já apresentam queda anormal do cabelo. Se você pensar nos homens com mais de 40 anos, esse índice sobe para 90%. Muita gente, não é mesmo? 

Um cara pode ficar careca já com 17 anos, a idade considerada mais perigosa. Claro, meu prezado irmão barbado, que os cabelos não caem de uma vez, mas a queda é contínua. Estes sintomas seguem até os 23 anos. 

Já os brothers que vão perdendo os cabelos mais devagar, entre os 25 e 26 anos, podem contar com melhores resultados em um tratamento porque, nestes casos, a chance da calvície ser hereditária é menor.

Queda definitiva ou troca de fios?

Bom, primeiro, vamos lembrar: nós perdemos cerca de 100 fios de cabelo por dia. Parece muito né? Mas fica sussa que esse é um número considerado normal. 

Agora, se você percebeu que seu cabelo está ficando mais fino ou que, no seu local de trabalho, há fios por todo lado, cara, é bom começar a agir…

A perda de cabelo começa pela parte da frente do couro cabeludo – as famosas entradas. Depois, avança para a área das têmporas e afeta também a parte central, formando a famosa “coroinha de padre”, um círculo sem cabelos no topo da cabeça. 

Dessa fase até estar com o couro cabeludo quase todo à mostra pode não demorar muito.

Embora a calvície seja causada, em grande parte, por fatores genéticos, o stress, ansiedade e alimentação irregular também contribuem para piorar a situação. Então, não vacile e procure ter uma vida com hábitos e alimentação mais saudáveis, combinado?

Voltando a falar sobre a perda dos fios, você deve ficar esperto quando:

  • Os cabelos estão caindo mais depressa, em maior quantidade ou em tufos;
  • O couro cabeludo está avermelhado, coçando ou ardendo;
  • A produção de oleosidade está acima do normal;
  • Há sinais de caspa nas roupas e também nos fios.

POR QUE OS CABELOS CAEM?

Também conhecida como alopecia androgenética, a calvície ocorre quando os bulbos capilares são danificados pela ação de hormônios, que deixam os fios mais finos, frágeis e curtos. 

Embora também possa atingir mulheres, a calvície é uma condição que afeta em especial os homens, pois a queda dos cabelos está diretamente associada à presença dos hormônios sexuais masculinos, em especial a testosterona. 

Fato é que a testosterona acaba sendo convertida em dihidrotestosterona, ou DHT. Isso ocorre devido à ação de uma enzima, a 5-alfa-redutase. Essa conversão leva ao atrofiamento do bulbo capilar e, consequentemente, à queda do fio. Tenso, hein?!

E já que estamos falando de fios, você sabia que cada fio tem um ciclo? Sim, meu caro irmão barbado… Os fios de cabelo têm um ciclo, marcado por fases de crescimento, repouso e queda. 

Por volta de 90% dos nossos cabelos estão na fase de crescimento. Depois de um curto período de repouso, em que para de crescer, o fio cai e, no seu lugar, um novo fio entra na fase de crescimento. Esse processo dura entre um ano e meio e dois anos.

CORRENDO ATRÁS DA CABELEIRA

Se você não aguenta mais ouvir piadinhas sobre a sua careca, há alguns truques que pode usar para deixar seu visual mais equilibrado. 

Barba, cavanhaque e bigode são elementos que você pode adotar para esse fim. Mas se você já tem uma barba de respeito, porque não ter uma cabeleira de respeito?

Se você não vê a hora da cremosa passar as mãos entre seus lindos fios de cabelo, atenção ao que vamos falar. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, além de começar o tratamento para calvície o quanto antes, é preciso também cuidar para não interromper o processo. 

Isso porque os pacientes que começam o tratamento e por alguma razão interrompem-no correm o risco de ver a queda intensa dos fios voltar. E mais, depois de um certo tempo, perder todo o progresso alcançado. Ou seja, a calvície pode piorar. 

Bom, agora que você já está bem informado sobre as causas, vale aqui a nossa dica de brother. Invista em hábitos mais saudáveis e procure viver a vida de forma mais “sussa”.

Não se esqueça daquela visita periódica ao médico para conferir se está tudo ok com a saúde, se os hormônios estão em dia… 

Claro, aposte em produtos de qualidade e boa procedência para cuidar da sua saúde. Você bem sabe que temos aqui um arsenal de produtos desenvolvidos especialmente para os lenhadores!

E, como o assunto é calvície, aposte no nosso tônico poderoso que vai deixar seus fios mais fortes e bonitos. Acesse nossa página e veja os kits que temos que farão de você um homão da porra! 

Gostou dessa matéria? Então, continue acompanhando nossas dicas do universo masculino em nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter! Até a próxima, brother.

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Mais comentados
Kit Aspirante - Lançamento Barba de Respeito