impulsione seu negócio nas redes sociais
Profissionais da Barba 12 de julho de 2021

Barbearia: como vender seu negócio nas redes sociais

Sua barbearia tem Instagram? Deveria! Mais do que nunca o mundo digital está afetando nossas vidas, inclusive a forma de se vender e comprar produtos ou um serviço. Entre eles a sua barbearia. Se você ainda não tem perfil do seu negócio nas redes sociais, chegou a hora de se mexer. 

Pois foi pensando nisso vamos te ensinar a de uma vez por todas a engajar a sua barbearia no Instagram.


Conhecendo um pouco a ferramenta

Lançado em outubro de 2010, o Instagram era a fuga perfeita para quem estava farto dos “textões” do facebook. Inicialmente restrito ao formato de fotos, em pouco mais de dois anos o App já contava com mais de 100 milhões de usuários pelo mundo.

Criado por Kevin Systrom e Mike Krieger, o aplicativo foi comprado em 2012 pelo Facebook, pela bagatela de 1 bilhão de doletas americanas, mais ações. Não demorou para a ferramenta cair no gosto dos famosos e virar uma excelente vitrine para empresas do mundo inteiro. Algumas delas desembolsando quantias exorbitantes para estampar suas marcas no perfil de algumas celebridades. Surgindo assim os chamados, digital  influencers.

Em 2020, um único post no perfil do jogador Neymar chegou a custar R$ 2,7 milhões.


O uso do Instagram como ferramenta de vendas

Bom, segundo estudos recentes, o Brasil iniciou 2021 como o terceiro colocado no ranking de usuários da plataforma no mundo. São cerca de 99 milhões de brasileiros usando o Instagram todos os dias. É a maior média de usuários do planeta.

O número afeta também o mercado de vendas pelo aplicativo e o número de contas comerciais criadas diariamente. Só em 2021 o Instagram já corresponde a cerca de 87% de origem das vendas online. Por essa razão o número de empresas investindo na plataforma só aumenta.

Grandes magazines e até mesmo redes de supermercados passaram a realizar vendas pelo Instagram, mas sabemos que não dá para cortar o cabelo ou fazer a barba pela internet, certo? E é aí que a coisa muda de figura!


Qual a importância do Instagram para a sua barbearia?

Visibilidade!

Talvez o principal motivo de colocar a sua barbearia no Instagram seja o alcance que a plataforma fornece. Além claro de aproximar ainda mais a sua barbearia do seu público. Abra seu Instagram agora mesmo e conte quantas postagens demoram até você ser impactado por algum anúncio.

Não demorou muito, certo?

Com o uso de contas comerciais, os anúncios patrocinados conseguem alcançar publicos selecionados por gênero e regiões. Basta alguém pesquisar algo relacionado ao assunto para que seu anúncio apareça no feed.

Com cerca de R$ 100 de investimento você consegue alcançar em média 15 mil usuários por publicação, em apenas uma semana. E a porcentagem desse número convertida em potenciais clientes é garantia de sucesso do seu negócio.

Mas como garantir que os seguidores conquistados virem novos clientes?


Como engajar a sua barbearia no instagram

Não basta apenas criar uma conta e esperar que ela seja sucesso. Muito pelo contrário, algumas ações e comportamentos contribuem para fidelizar seu público e criar uma relação entre o que você posta e o retorno disso em números.

A Barba de Respeito, por exemplo, conta hoje com mais de 380 mil seguidores, apenas no Instagram. E por nossa relevância, vamos citar algumas dicas para melhorar o seu engajamento na plataforma. Então prepara o papel e a caneta.

São elas:


Qualidade em primeiro lugar

Seja no seu Feed ou mesmo nos Storys, a qualidade do post é essencial para atrair seu público. Principalmente quando o intuito é chamar a atenção para um repost, até mesmo de uma grande marca de cosméticos, por exemplo, que pode levar seu perfil para muito mais pessoas.

Tente se atentar aos seguintes critérios:

  1. Cenário – É o primeiro fator a chamar a atenção de quem vê o seu post. Quanto melhor a decoração da sua barbearia, maior a chance de acertar no cenário de suas fotos;
  2. Organização de bancadas – Equipamentos alinhados e produtos de qualidade são toque de mestre na hora de mostrar um penteado nos storys, por exemplo;
  3. limpeza do ambiente – Passe aquela vassoura esperta antes de uma foto mais aberta, isso faz toda a diferença e a atenção fica inteira voltada para o seu trabalho e não para cabeleira caída no chão;
  4. Priorizar apenas uma marca por post – Produtos de marca X juntos com a marca Y no mesmo post, também podem fazer com que nenhuma das duas compartilhe sua publicação;
  5. Cuide com os excessos de filtros – Tente não enfeitar demais, cuidando da qualidade da foto, se não estiver tremida ou torta já é o bastante. Evite também as figurinhas ou efeitos desnecessários.

Tome muito cuidado e siga à risca essas dicas. Muitas vezes aquele seu story até chegou nas mãos do Marketing da marca que você admira, mas só não deu audiência para a sua barbearia por conta da qualidade do vídeo ou da foto. Por isso, nada de culpar a marca pelo seu relaxamento.


Não esqueça das hashtags

Muitas pessoas seguem hashtags específicas para ter em seus feeds mais do que lhes interessa. Dessa forma acabam chegando em vários perfis adeptos dos seus gostos preferenciais. Usar tags voltadas para o seu tipo de post é uma boa estratégia para chegar nessa galera.

Além, claro, de marcar o local da sua barbearia nos posts. O endereço acaba sendo uma forma de as pessoas acabarem visualizando a sua conta ao buscar uma tag característica.

Em geral, páginas de barbearias usam termos voltados para o estilo, como: #barbershop, #barber, #barbeiro, #barbaderespeito e etc…

Muito cuidado para não forçar a barra usando tags que estão em alta, mas que não dizem respeito ao seu tipo de público. É mais fácil despertar raiva do que ganhar seguidores.


Faça posts regularmente

Postar conteúdos regularmente não significa encher o feed dos seus seguidores durante um dia inteiro. Muito pelo contrário, evite o excesso. Isso pode acabar afastando seguidores ao invés de atrair.

Monte um cronograma de postagens, alternando no calendário os posts com assuntos técnicos em determinado dia, memes em alta e voltados para o seu negócio em outro, além de informativos e história do seu ramo ou da profissão de barbeiro. De uma a duas postagens por dia já é o bastante para começar.

Não esqueça de responder os comentários sempre que possível, inclusive é o próximo tópico…


Converse com seu público

Como dissemos anteriormente, o diálogo com os seguidores é essencial para um perfil bem engajado. Mas além de responder com regularidade os comentários em postagens, uma ótima estratégia de interação com seus seguidores são os storys.

Conteúdos como vídeos dos bastidores do dia a dia da barbearia, enquetes sobre estilos ou antes e depois de cortes, são boas formas de criar essa conversa. Do mesmo jeito você passa a traçar um bom perfil do seu público, permitindo planejar melhor futuras ações, tanto no estabelecimento físico, como na própria rede social.

É nos storys também que mora a possibilidade de ter seu negócio compartilhado pelas grandes marcas de cosméticos masculinos. Faça vídeos do recebimento dos produtos e poste marcando os seus fornecedores. Muitos clientes podem chegar até você ao descobrir que os seus produtos preferidos são revendidos na sua barbearia.


Faça promoções 

Outra ação que costuma movimentar os seus seguidores são as promoções. Você pode sortear alguns Kits de produtos no mês, ou, descontos e cortes grátis. O que não faltam são modelos que podem funcionar e muito bem quando usados de maneira estratégica.

Visando o aumento de público, os mais indicados são os posts de promoção no feed, onde para concorrer os seguidores precisam marcar um ou mais amigos. É uma forma de divulgar seu perfil para mais pessoas e consequentemente, mais possíveis clientes.


Transforme o Instagram na arma da sua barbearia

Gostou das dicas? Agora é só colocar em prática e medir os resultados. Não tem erro!

Então já segue a gente lá no Instagram também! E lembre-se de marcar nosso perfil quando adquirir a nossa linha completa de produtos para melhor tratar os seus clientes. E se não conhece, dá uma conferida nos outros E-books que a gente já lançou para barbearias.

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