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Marketing para barbearias: 5 dicas para sua barbearia crescer

Você com certeza já ouviu alguém falando que a propaganda é a alma do negócio, certo? Pois é, a verdade é que não importa quão bom você é, você precisa que as pessoas saibam disso. E como fazer isso? Investindo em estratégias de marketing para barbearias.

Claro, o boca a boca pode ajudar, mas para chegar a mais pessoas e aumentar ainda mais o seu sucesso, o caminho é o marketing para barbearias. Como nós já temos alguma experiência com isso, resolvemos fazer um guia para ajudar quem está começando agora. Então já pode abrir seu bloco de notas aí, você vai querer anotar algumas coisas!

Como atrair clientes para a barbearia?

marketing de barbearia

Muitas coisas ajudam a atrair clientes, a fachada da barbearia, a localização, os serviços oferecidos, os valores, a divulgação boca a boca… Tudo isso é importante, claro, mas é também limitado.

Localização e fachada vão funcionar localmente apenas, atraindo quem mora, trabalha ou passa pela região. Os serviços e valores podem ser ótimos, mas só vai saber quem entrar em contato. O boca a boca traz mais gente, mas como medir isso? Como controlar?

O marketing é uma das melhores formas de como atrair clientes para a barbearia porque te leva além de limites físicos e é você quem controla. Você vai saber exatamente no que está investindo e vai poder medir os resultados.

Como fazer marketing para barbearias

estratégias de marketing

Existem alguns pontos que nem sempre são levados em consideração pelos empreendedores antes de abrir um negócio. É importante saber como escolher o nome da barbearia e investir em uma logo que converse com seu público, por exemplo.

Leia também: Como administrar sua barbearia em 3 dicas simples

Quanto ao nome, escolhe algo que represente seu negócio de alguma forma, que tenha a ver com o seu diferencial, a decoração que quer ter… Tudo tem que fazer sentido.

Do mesmo modo, vale para a logo. Deve “encaixar”, além de ser facilmente reconhecível e, claro, não ser cópia de outra já existente.

Defina seu diferencial, público e metas

Se você já tem uma barbearia, você provavelmente já tem uma ideia do seu público. Mas é esse o público que você quer conquistar mesmo? Já pensou nisso?

Enquanto isso, caso você ainda esteja planejando o seu negócio, aproveite para definir seu público-alvo antes mesmo de abrir as portas. Isso é muito importante!

Defina a sua proposta de valor de marketing para barbearias

Para definir o público-alvo da sua barbearia, você precisa ter claro a proposta de valor e o diferencial da sua empresa. Afinal, o que você oferece aos clientes que faria eles escolherem ir na sua barbearia e não em outra?

Com essa questão resolvida, pense na próxima pergunta de um milhão de dólares: para quem você quer vender seus serviços? Tente montar um (ou mais) perfil pensando em gênero, faixa etária, classe social, renda, tipos de serviços que teria interesse… Quanto mais completo conseguir deixar esse perfil, mais fácil vai ser definir suas estratégias de marketing.

Tenha claras as suas metas

Ah, e quando conseguir responder o diferencial e o público-alvo do seu negócio, é importante também definir metas. O marketing para barbearias, assim como em outros nichos, deve ser planejado em torno de estratégias e para montar essas estratégias você tem que saber o que quer conquistar.

Por exemplo, o marketing vai ser uma forma de como atrair clientes para a barbearia? Se sim, quanto de crescimento você espera? Seu objetivo é aumentar o ticket médio? Em quantos %? Quer levar mais pessoas para o site da barbearia? Quanto mais?

Invista na divulgação de marketing para barbearias

Para chegar a mais pessoas através do marketing para barbearia, você vai ter que investir nisso. Investir mesmo, financeiramente. Você pode investir em mídia tradicional, com anúncio em rádio, TV, jornal… E pode também apostar no marketing digital.

Ambas essas opções são válidas para ampliar o alcance da sua marca, mas o marketing digital é mais acessível. Além disso, com o marketing digital fica muito mais fácil mensurar os resultados.

É por esses e outros motivos que atualmente, de acordo com a “Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, 94% das empresas escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento.

E, para saber como fazer marketing digital para barbearia, saiba que os princípios são os mesmos que para a maioria dos negócios. Você vai usar o propósito, o público-alvo e suas metas para definir as estratégias, como produção de conteúdo para redes sociais, blog, YouTube, criação de anúncios segmentados, comunicação por e-mail, dentre outros.

Divulgue sua barbearia nas redes sociais

Uma marca sem presença digital hoje é praticamente sinônimo de uma marca inexistente. Ainda é importante ter um site para o seu negócio, mas tão importante quanto isso é divulgar sua barbearia nas redes sociais.

Ainda mais para uma barbearia! É nas redes sociais que você vai poder compartilhar as fotos dos seus trabalhos, pode mostrar como é o ambiente, divulgar os valores dos serviços, tudo isso faz todo sentido para uma barbearia.

Leia também: Barbearia: como vender seu negócio nas redes sociais

Além de investir em anúncios segmentados nas redes sociais, é importante você manter seu perfil ativo e interagir sempre com o público. Ah, e as redes sociais são também uma ótima forma de ampliar o “boca a boca”, estimulando as pessoas a compartilharem seus posts com amigos.

Aliás, uma forma de tornar esse “boca a boca” ainda mais forte é trabalhar com sorteios. Você pode, por exemplo, sortear um corte de cabelo e barba e pedir para os seguidores marcarem pessoas nos comentários para concorrer ao prêmio. Mas, para fazer tudo da melhor maneira possível, recomendamos pesquisar antes sobre a legislação sobre sorteios online antes!

Pense em estratégias para fidelizar seus clientes

Conquistar novos clientes é muito bom, mas sabe o que é tão bom quanto? Fidelizar os clientes que você já tem.

Para isso, é essencial que a barbearia não seja boa só de papo. Não adianta vender uma imagem de perfeição se quando as pessoas chegarem vão encontrar outra realidade.

Por isso, é essencial investir em bons profissionais com atendimento especializado, pense na experiência do cliente na sua barbearia e em como deve ser o ambiente de uma barbearia. Garanta uma boa experiência e os clientes voltarão.

Com isso garantido, aí sim é hora de pensar em estratégias de fidelização. Alguns exemplos: pacotes de serviços mensais por preços promocionais, cartão fidelidade, oferecer brindes ao contratar mais de um serviço, gratuidade em um serviço após “X” vezes… Essas são algumas das ideias inovadoras para barbearia — e você pode pensar em muitas mais!

Agora que você já tem uma ideia melhor de como fazer marketing para barbearia vai ficar mais fácil começar. E, se quiser mais inspiração para saber o que fazer, continue navegando pelo nosso blog, dê uma olhadinha no nosso site e também no Instagram da Barba de Respeito.

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