Cerveja
Comportamento 8 de agosto de 2019

Cerveja: Comece hoje a sua própria produção

O dia da cerveja já passou, em partes, pois essa semana comemoramos também o Dia Internacional da IPA. Que para quem não conhece, é aquele tipo de cerveja artesanal mais forte, que não é para qualquer gosto. A IPA, ou a Indian Pale Ale, surgiu devido ao longo tempo que a cerveja produzida no Reino Unido, levava para chegar até às colônias Britânicas na Índia. Hoje ela vem se tornando bem popular entre os amantes da bebida mais popular do Brasil.

Pensando nisso, e para não deixar nenhuma das duas datas passar em branco, conversamos com alguns produtores de cerveja artesanal, inclusive temos um em nossa equipe e recomendamos a cerveja do cara! Perguntamos para eles, e vamos lhe contar cinco coisas básicas que você precisa para começar a produzir a sua própria cerveja. Bora conferir?

Gostar de Cerveja

via GIPHY

Parece bobo, mas fazer cerveja precisa que a pessoa não só goste de tomar uma cervejinha ou outra com a galera, mas que entenda do assunto também! Estudar os vários tipos de cerveja e conhecer as particularidades de cada uma, irá lhe ajudar e muito na produção. Afinal qualquer mudança na temperatura, tempo de descanso e até mesmo da quantidade de água colocada na receita, pode influenciar no tipo de cerveja que você deseja produzir.

Equipamento

via GIPHY

A qualidade do equipamento também é essencial. Não precisa ser nada importado, existem bons equipamentos produzidos no território nacional. O custo varia entre R$ 600,00 e até R$ 3000,00, em sites como o Mercado Livre. Mas, nunca esqueça de conferir bem a reputação do vendedor. Tudo vai depender do nível de produção e do espaço que você tenha para utilizar tais equipamentos. O custo benefício também costuma ser excelente, devido ao baixo índice de manutenção que os objetos costumam precisar.

Ingredientes

via GIPHY

Basicamente, o necessário para a produção de uma boa cerveja são apenas quatro elementos. Que são:

  • Água
  • Malte
  • Levedura
  • Lúpulo

Os ingredientes são facilmente encontrados em sites especializados. Caso sua cidade tenha alguma loja dedicada ao tema, melhor ainda. Pois assim as dicas do vendedor e também conhecedor da bebida, podem ajudar ainda mais na escolha dos tipos certos de cada ingrediente.

Paciência

via GIPHY

O processo de preparação da cerveja costuma variar, mas geralmente a mistura dos ingredientes costuma levar entre seis e oito horas. No entanto, a espera para consumir a bebida é que costuma ser demorada. Alguns tipos de cerveja costumam levar até 40 dias de descanso até estarem prontas para beber. Por essa razão, além do conhecimento e equipamento para a produção, saber esperar é outra arte na hora de bancar o mestre cervejeiro. Mas se você esperou nove meses para nascer, o que é esperar uns dias para tomar cervejinha?

Cobaias para a cerveja

Quem melhor para experimentar a sua própria breja do que você mesmo? Seus amigos, claro! Afinal, se não estiver boa, são eles que vão ter a coragem para lhe fazer as críticas positivas que você precisa ouvir. Assim, com elas, você poderá estar cada vez mais melhorando as suas técnicas, até tirar de letra a produção. No dia de finalmente apreciar a sua cerveja, nada melhor do que reunir essa galera e jogar aquela carne na grelha!

via GIPHY

O kit básico é esse. Agora é baixar a cabeça e estudar. O que não faltam são canais no YouTube dedicados ao assunto e ensinando o passo a passo da produção. E segundo a galera, não tem segredo e se aprende só vendo. Curta páginas e grupos nas redes sociais, pois a troca de experiência é ideal também. E não esqueça claro, de convidar a gente para experimentar a sua cerveja.

Só mais uma coisinha: Beba com moderação!

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Mais comentados
Kit Aspirante - Lançamento Barba de Respeito