saúde mental
Sem categoria 10 de outubro de 2019

Saúde Mental: Como anda a sua?

Primeiramente, gostaríamos de saber como anda a sua saúde mental? Se você acompanha nosso blog nestes três anos de Barba de Respeito, temos certeza que do visual você cuida, correto? Mas, todos sabemos que o mundo não é mais o mesmo. Cada vez mais estamos sendo expostos aos males do século. Muitos deles impostos pelo avanço tecnológico. Hoje absorvemos mais informações, trabalhamos cada vez mais com nossas mentes, sobrecarregando nossos cérebros até mesmo nos momentos que deveriam se de lazer e descanso.

Por outro lado, junto com todos os benefícios que uma vida repleta de atividades nos proporciona, vêm também os malefícios. Que não são poucos! O pior deles, sem sombra de dúvidas, é o aumento das doenças mentais. Podemos dentre elas, citar o estresse, a ansiedade, e talvez a doença que mais afeta as pessoas pelo mundo afora nesse início de século: a depressão. E como um lembrete para ficarmos atentos não só com as nossas aparências e nossa saúde física, que temos hoje, o Dia Mundial Da Saúde Mental.

Já passamos da época em que tristeza era “falta de louça para lavar”. Que desânimo era “falta de trabalho”  e outras baboseiras que infelizmente ainda ouvimos de alguns idiotas por aí. E é para lembretes como esse que existe esse dia!

O que é o Dia Mundial da Saúde Mental?

Criado no dia 10 de outubro de 1992, o Dia Mundial da Saúde, como dissemos anteriormente, serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados e tratamentos das doenças mentais. O dia foi criado  pela Federação Mundial de Saúde Mental, que vê como prioridade máxima as questões ligadas ao bem estar de nossas mentes.

Quais os tipos de Doenças mentais?

Infelizmente a lista não é curta. Entre as mais comuns no nosso dia a dia, podemos listar as já citadas ansiedade e depressão. No entanto elas são só a ponta do iceberg. Existem também os transtornos alimentares, como a bulimia e anorexia, distúrbio alucinógenos como a esquizofrenia. Entre muitas outras.

Transtornos mais comuns como a bipolaridade e as compulsões obsessivas também merecem atenção. No entanto, assim como todas as doenças que afetam nosso corpo, elas têm tratamento, e a grande maioria tem cura. Uma vez que a evolução da medicina nos permite cada vez mais entendermos os mistérios da mente humana, e assim, tratar com mais precisão a nossa tão importante saúde mental.

Quem cuida da saúde mental?

Conversar com amigos certamente é muito bom, e todos sabemos o quanto uma conversa pode nos ajudar em momentos difíceis. No entanto, precisamos estar atentos. Pois, cá entre nós: se você quebra um osso, você procura um ortopedista ou apenas confia nas receitas caseiras que seus amigos lhe indicam? Com a saúde mental é a mesma coisa, ou até mais séria.

A qualquer sinal de que você ou mesmo algum amigo ou familiar apresenta algum tipo de problema, como os citados anteriormente, procure as pessoas especializadas em saúde mental. Psicólogos e psiquiatras devem ser a porta de entrada. Identificando os sintomas para direcionar o tratamento mais adequado ao seu tipo de problemas.

Cuide da sua saúde Mental?

Confie na gente: se tratando de cabeça, não há remédio caseiro nenhum no mundo que resolva. Não se sinta culpado por não ser tão motivado quanto os outros esperam ou cobram que você seja. Porém, procure um profissional para encontrar a origem desse desânimo, que muitas vezes pode ser um sinal de uma depressão, por exemplo. Não tenha vergonha de procurar ajuda!

Realmente é muito difícil prever coisas desse tipo. Mas se podemos lhe dar uma dica para cuidar de sua saúde mental é: Viva!!! Viaje, se divirta, pratique esportes, cuide de sua alimentação e ame muito. Se rodeie de pessoas que te façam bem, e sempre, sempre valorize a sua vida. Pois ela é o seu maior bem. Certo?

Compartilhe com seus amigos, sem medo. Quanto mais alerta estivermos em relação a isso, melhor!

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Mais comentados
Blend Original® Barba de Respeito