coronavírus
Comportamento 20 de março de 2020

Coronavírus: raspar a barba ajuda na prevenção?

“Tenho que raspar barba pra ajudar a conter o Coronavírus?”

Calma aí meu jovem, não precisa entrar em pânico!

O Coronavírus está aí. Isso é fato! O COVID-19 já é uma triste realidade, e por mais que nós brasileiros tenhamos o costume de brincar para amenizar as nossas dificuldades, agora é hora de falar sério!

Com a declaração oficial da Organização Mundial de Saúde de Pandemia, já passou da hora de cada um de nós fazermos a nossa parte. E nós, da Barba de Respeito, não poderíamos ficar de fora dessa luta.

E, com o “Respeito” que temos no nome, usar nosso alcance no mundo dos barbudos para ajudar do jeito que a gente vêm fazendo aqui no Blog há um bom tempo: com informação.

O que é uma pandemia?

Quando a contaminação alcança um grande número de pessoas, chamamos esse fenômeno de epidemia. Que pode ocorrer em uma bairro, uma cidade e até mesmo estado ou país.

Já tivemos vários casos até recentes de epidemia no mundo e até mesmo no Brasil, com a H1N1, por exemplo. Você com certeza deve se lembrar. Mas quando esse essa epidemia alcança um número global de pessoas, contaminando gente de vários países, aí sim, ocorre o que o novo Coronavírus está causando: uma pandemia.

O que é o Coronavírus?

O Coronavírus é um grupo de vírus que tem como principal característica a causa de complicações respiratórias. Muitos deles, já antigos, circulam inclusive aqui no Brasil há muitos e muitos anos. Porém, uma nova mutação deste vírus, o COVID-19, surgiu no final do ano passado na China.

Com causa e origem ainda desconhecida, tudo o que se sabe é que é de origem animal, acabou pegando o mundo completamente de surpresa. Uma vez que o vírus tem um alto índice de contaminação.

Rapidamente ele se alastrou pela Ásia e Europa. E por demorar para apresentar sintomas, ou muitas vezes nem apresentá-los, quando finalmente ele foi identificado, o estrago já estava feito. E a barreira das fronteiras já haviam sido quebradas.

A transmissão ocorre pelo contato físico, por isso é tão importante o isolamento. Principalmente para evitar o contato com gotículas de secreções eliminadas pelo doente por causa da tosse, espirro, ou por objetos contaminados.

Quais os sintomas do novo Coronavírus?

Os sintomas variam, mas são característicos por sua semelhança aos da gripe e resfriados. Os mais comuns são tosse seca e febre nos casos mais leves.

Os pacientes mais críticos porém, passam a apresentar quadros de dificuldade respiratória, pois é quando o vírus muta para uma bronco pneumonia, estado avançado de contaminação e que pode e está levando muita gente à morte.

Então a coisa é serie barbudão! E não uma simples gripe como muito mané anda falando por aí.

O que fazer se eu sentir os sintomas do Coronavírus

coronavírus

O Ministério da Saúde recomenda que em casos de sintomas leves do Corona, que podem não passar de um simples resfriado, você simplesmente fique em casa em repouso.

Evitando qualquer contato com outras pessoas, impedindo assim que o vírus se alastre. Essa é a principal forma de vencermos esse mal, impedindo que o vírus se espalhe.

Então, sem medo. Bateu aquele resfriado leve, que pode ser o Corona, fique em casa! Simples assim. Agora se o seu quadro se estender por mais de 48 horas de febre e você passar a ter dificuldades para respirar, aí sim você deve procurar o tratamento médico, fazer os testes e em caso de confirmação, receber o tratamento específico para o seu quadro.

Como saber se eu estou em um grupo de risco?

coronavírus

Pessoas com algum tipo de deficiência imunológica podem sofrer consequências mais graves da doença. Ainda assim, a grande maioria dos casos graves são pessoas idosas, com mais de 60 anos.

Então proteja quem você ama e siga todas as recomendações que estão sendo tomadas pelos órgãos responsáveis pelo combate ao vírus.

Evite aglomerações e faça a higienização frequente de suas mãos antes de levá-las à boca, nariz e olhos. Fique em casa, como assim vem sendo ordenado em vários estados do nosso país. Se seu trabalho não lhe permitir, se atente aos seguintes passos:

  • Mantenha uma distância segura de 2 metros de outras pessoas
  • Não comprimente com beijos, abraços ou apertos de mão
  • Cubra a boca e o nariz ao tossir
  • Lave a mão e faça o uso de álcool gel antes e depois de tocar qualquer superfície

Mas e a barba, preciso raspar?

Chegamos ao que lhe trouxe até aqui! Teve muito famoso nos últimos dias raspando a barba dizendo que o vírus fica preso nela. Por favor gente! Quase 99,9 % do povo chinês não tem barba, isso fez diferença? Não! Então nem precisamos entrar em mais detalhes, né?

Para se ter uma ideia básica do quão ridículo é esse pensamento, é só você parar e pensar quantas pessoas a OMS mandou raspar a cabeça por causa do vírus. Nenhuma!

A orientação para raspar a barba se limita apenas aos profissionais da área de saúde, por conta do uso frequente que eles precisam fazer das máscaras de proteção. Só isso pessoal!

A barba está tão exposta ao contato com o vírus quanto qualquer outra parte do nosso corpo, como o próprio cabelo ou mesmo a nossa pele. E assim como todo alerta quem vem sendo feito em relação a higiene das mãos, com a barba é a mesma coisa. Ninguém mandou cortar as mãos fora, mandou? Então por que com a barba seria diferente?

Sem querer ser pretensioso, mas pelo foco dado em certas fotos desses tais famosos, no aparelho usado para tal ato, parece mais oportunismo de certas marcas do que precaução de fato.

É só manter os mesmos cuidados de sempre com ela que está tudo certo. Após fazer a higienização das mãos da forma correta, lave também a sua barba com nosso Shampoo Ice. Outra dica é o uso do Balm, que não barra o vírus, mas auxilia na limpeza e ajuda a evitar outras bactérias.

Fique em casa

Com cada um de nós fazendo a sua parte, logo sairemos dessa. Assim como a humanidade já saiu de coisa muito pior, como as grandes guerras mundiais, por exemplo. Vamos encarar essa como mais uma delas, e vamos vencer como o exército de barbudos conscientes que somos.

Posts Relacionados

Comentários:

  1. So esqueceu de falar que a orientação para raspar a barba é PARA PROFISSIONAIS DA SAUDE ! Pois, quando vão usar máscara de proteção, a barba impede vedação completa !

    1. Isso com certeza, Eduardo! Quem está na linha de frente, sabemos o quão complicado está a situação.

  2. Estava com essa dúvida sobre a barba e o vírus… Não que eu fosse tirar… Jamais… Foi apenas um pensamento… Mas depois que descobri que apenas precisa manter ela higienizada… O cabelo irei raspar… Mas por conta que estou ficando calvo… então obrigado por tirar essa dúvida sobre a barba!!!

    1. Isso ai, Klecio. Lembrando que temos produtos para combater a calvície, hein?! Abraços

  3. A melhor parte da informação é “Então a coisa é seria barbudão! E não uma simples gripe como muito mané anda falando por aí.”

    1. kkkkkkkkk, entendedores entenderão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Mais comentados
Beard Calm Barba de Respeito