Comportamento 21 de agosto de 2018

Saúde do homem barbudo: Exames preventivos para fazer

Esse negócio de que homem não vai ao médico é a maior cilada. Cara, sabe o que com certeza não vai te fazer menos homem? Cuidar da sua saúde. Aliás, existe até Política Nacional para fazer a gente se ligar mais nisso e melhorar a saúde do homem.

Então, meu irmão, se você tem uma cara cheia de barba, com certeza não vai ser usar seu plano de saúde ou mesmo o SUS que vai te fazer menos homem. E a chave para não acabar morrendo por motivo besta é a prevenção, que é justamente sobre o que vamos falar aqui!

Saúde do homem e prevenção

Você sabia que os homens brasileiros vivem mais ou menos 7 anos a menos que as mulheres? Parte disso se deve a essa cultura de que homem não deve ir ao médico, o que acaba levando os caras a não tratarem doenças e aí é uma bola de neve. A saúde do homem é importante e pode dar ruim exatamente como a da mulher.

Para você envelhecer tranquilo, ver seus filhos crescerem e terem filhos, fazer acompanhamento e exames preventivos é essencial. Algumas coisas simples que já fazem diferença é medir a pressão com frequência e acompanhar as taxas de colesterol. Outros exames preventivos importantes para a saúde do homem são os de DSTs, como a HIV, hepatite B e hepatite C.

 

A partir dos 45 anos, é recomendado fazer todo ano o exame de toque retal. Aquele famoso e infame, porém necessário. Se você tiver casos de câncer de próstata na família, então, não tem mesmo como fugir, tem que se cuidar. E não adianta falar disso só no novembro azul, esse assunto é para o ano todo!

Existem também outros exames preventivos recomendados para a saúde do homem. A colonoscopia, que pode detectar o câncer no reto ou no intestino grosso, é importantíssima para os caras que já tiveram casos dessas doenças na família.

Por fim, os exames cardiovasculares, como ecocardiograma e o eletrocardiograma, também são exames preventivos recomendados. Principalmente para homens mais velhos, já que as doenças do coração são algumas das que mais matam homens.

Esses são só alguns dos exames preventivos mais importantes para a saúde do homem. Mas, se você quiser realmente saber o que tem que fazer e se quiser ficar mais de olho na sua saúde, o jeito é realmente marcar uma consulta.

via GIPHY

Para conhecer um pouco mais sobre a saúde do homem, leia também nossos textos sobre alopecia e sobre os benefícios da barba para a saúde!

Posts Relacionados

Comentários:

  1. […] uma planilha com o quanto você ganha e quais são os seus principais gastos fixos (como plano de saúde, academia e mensalidade da faculdade) e variáveis (saideiras com os amigos, alimentação […]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Mais comentados
Blend Original® Barba de Respeito