posso usar chapinha na barba?
Barba 23 de julho de 2021

Chapinha para Barba: descubra quais os prós e contras

Já ouviu falar em chapinha para barba? Se você, assim como nós, acompanha várias páginas e perfis de barba, já deve ter visto comentarem algo.

A chapinha para barba tem movimentado o YouTube com vários reviews de canais voltados para o mundo da barba, mas ainda não foi encontrado um veredito para a ferramenta. Na verdade, as opiniões são bem divergentes até agora.

Por essa razão, daremos a nossa humilde opinião sobre o assunto e também tentaremos alertar sobre algumas coisas que você deve se atentar antes de comprar essa novidade do mercado. Então, pegue papel e caneta e chegue junto!

O que é a chapinha para barba?

Seja se mantendo por dentro das tendências de estilo e produtos que surgem, até mesmo no nosso site, ou sendo bombardeado por perfis patrocinados e propagandas sempre que abre o Instagram ou o Facebook, você já deve ter percebido que uma das bolas da vez é a chapinha para barba, uma versão da famosa “prancha alisadora”.

Só pelo nome já dá para ter uma ideia do que é a chapinha para barba, né? A prancha tem  como proposta a mesma da já conhecida e usada para o cabelo. Ela promete alisar os fios da barba e controlar aqueles mais rebeldes.

Ainda são poucas as marcas que produzem a chapinha de barba por aqui, no Brasil. Em sua maioria, os sites de venda ainda repassam itens comprados na China. Por essa razão, vale ficar ligado quando decidir comprar a sua.

Para escolher uma boa chapinha para barba, é importante:

    • Ficar atento à porta de entrada das lojas online – muitos perfis estão sendo criados apenas para a venda deste produto, tornando a sua origem um tanto duvidosa. Em sua maioria, quando entramos para conferir, muitos que se dizem especialistas ou grandes lojas possuem apenas um ou dois posts. Às vezes, nenhum ligado ao produto. É cilada, Bino!
    • A avaliação do vendedor é fundamental – em sites como Mercado Livre ou mesmo no AliExpress, a compara se torna mais segura quando se leva essa questão em conta, assim como os feedbacks de outras pessoas que já tenham comprado deste mesmo vendedor.
    • Se atentar aos prazos de entrega – caso um vendedor brasileiro lhe ofereça um prazo de entrega maior do que duas ou três semanas, ligue o alerta. Em muitos casos, isso ocorre pois ele irá comprar o produto em sites da China e você pode acabar comprando gato por lebre.

Como funciona a Chapinha para Barba?

Se você está se perguntando como funciona a chapinha para barba, assim como as já conhecidas pranchas para o cabelo, ela funciona através do calor. Porém, diferente das capilares, a chapinha de barba tem apenas um lado.

Este lado único, por sua vez, tem o auxílio de um pente, que além de ajudar no alinhamento dos fios da barba, também protege a pele do rosto da alta temperatura emitida por ela. É por isso que esse produto é chamado também de “pente chapinha para barba”.

O processo é o mesmo! A alta temperatura basicamente altera a estrutura dos fios, causando o alisamento e ajudando a deixá-los mais alinhados, sem frizz. E a chapinha para barba, devido ao seu formato, pode ser usada tanto na barba, quanto nos cabelos.

Leia também: Como Alisar Barba Sem Usar Química

Qual é a melhor chapinha para barba?

Devido à atual escassez de opções no mercado e ao fato deste produto ser, ainda, uma novidade, é difícil determinar qual é a melhor chapinha para barba. Mas estão surgindo alternativas que podem ser baratas e confiáveis e é sobre elas que vamos falar:

Pente chapinha para barba

pente-chapinha-para-barba-de-respeito

O pente chapinha para barba é o modelo mais famoso. Como falamos, ainda falta a produção em massa no Brasil, mas logo as grandes marcas de eletroeletrônicos voltadas para beleza devem mirar para essa nova tendência de mercado.

Isso, além de facilitar achar pente chapinha para barba confiável, também vai ser bom porque vai ficar mais fácil contar com suporte e assistência para resolver os problemas comuns que esse tipo de ferramenta costuma dar.

Mini chapinha para Barba

mini-chapinha-para-barba-de-respeito

Para você que tem uma barbudete em casa e prefere não gastar com algo que sirva apenas para um de vocês, fica a dica! A mini chapinha para barba é apenas uma versão menor da prancha alisadora de cabelos.

Muitos barbudos já vinham usando a chapinha de cabelo das companheiras (ou das mães, né?) e talvez isso mesmo tenha levado à criação dessa novidade. A vantagem da mini chapinha é que ela é mais fácil de ser encontrada, inclusive em lojas físicas.

E mais: alguns modelos ainda possuem até adaptadores automotivos, para você que não tem muito tempo de se arrumar em casa e quer ficar lindão no trânsito!

Mas afinal, prancha para barba funciona?

Funciona! Mas, todavia, porém, entretanto, não compre esperando os milagres que os comerciais mostram. E não pense também que só porque a chapinha para barba garante o alinhamento da sua barba, que você pode esquecer os cuidados que costuma ter com ela.

Aliás, muito pelo contrário! Já aproveitando para responder a outra dúvida comum, que é “e pode fazer chapinha na barba?”, respondemos que poder, pode, mas os cuidados com ela devem ser ainda maiores, pois, como já falamos, o alisamento do fio se dá por um processo que, essencialmente, é uma agressão na estrutura da sua barba.

Aconselhamos você não só manter a sua barba sempre hidratada, usando um balm para barba ou um óleo para barba, como também usar um finalizador, como um modelador de barba, após o alisamento também. Fazendo isso, você faz com que a aparência não fique algo artificial, saca?

Tem como alisar a barba sem chapinha?

Sim! Existe uma outra forma de domar os fios que não envolve uma chapinha de barba. Tudo apenas com produtos de cuidados com esses pelos.

O primeiro passo para “alisar” a barba é usar produtos formulados especificamente para esse tipo de fio. Se você usa shampoo comum na sua barba, automaticamente perde o direito de reclamar dela ser rebelde.

Sabe como você vai conseguir ter uma barba com fios maleáveis e macios? Usando shampoo para barba, principalmente os que são hidratantes. Daí, depois de lavar, você pode usar um secador para secá-la, o que vai ajudar a deixar os fios sob controle.

E, como esses pelos costumam ser mais grossos e tendem a serem mais secos, é importante sempre hidratá-los também com produtos como balms e óleos. Daí, para espalhar bem os produtos e de quebra domá-los ainda mais, é só usar um pente de madeira para penteá-los.

Nada de escova chapinha para barba, mini chapinha para barba, nada disso, só você e seus produtos de cuidados com a barba velhos de guerra.

E vale a pena investir em uma?

Os prós são a estética e a praticidade. Vale quase tudo na hora de manter aquele visual alinhado, ainda mais se é algo que não atrapalha o dia a dia, não é mesmo?

Já os contras são em relação à saúde dos fios, como já dissemos. No fim das contas, é você quem tem que colocar esses dois lados na balança.

Se quiser usar a chapinha para barba, apenas se atente às nossas dicas que aí não tem erro. E não se esqueça de voltar aqui para nos relatar como foi a sua experiência, ok?

Posts Relacionados

Comentários:

  1. Comprei o Pente chapinha para barba na loja online da Magazine Luiza e fui bem cheio de expectativas e confesso que padeci na decepção. rs

    O pente simplesmente não aquece muito, as instruções dizem que em 15 segundos ele aquece e já pode ser usado.
    Deixei ao menos 5 minutos e mesmo assim, o pente não aquece o suficiente e não causa nenhum grande efeito tanto no cabelo quanto na barba.
    É como se pegássemos um pente comum e penteasse a barba, nada além.

    1. Putz, Michel… Dependendo da marca, as vezes pode ser bem ruim mesmo. :/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Últimos posts Mais comentados
Twiiter