raspar a barba
Barba 7 de junho de 2021

Raspar a barba faz crescer os pelos ou é mito?

Tem muita sabedoria popular que de sabedoria não tem nada. Será que o que dizem sobre raspar a barba é verdade ou não?

Raspar a barba faz crescer os pelos? Engrossa os fios? Tem que raspar a barba todo dia? Temos muito o que desvendar aqui, então bora começar o trabalho.

Raspar a barba faz crescer os pelos?

raspar a barba não faz crescer os pelos

Raspar a barba não faz crescer os pelos. Sinto te decepcionar, mas isso é mito. Se você tem barba falhada e está querendo fazer aparecer uns fios a mais, sem problemas, existem métodos que realmente funcionam, mas esse não é um deles.

Muito provavelmente, o mito de que raspar a barba faz crescer os pelos começou com algum adolescente. Lembra quando começaram a aparecer uns fiapos no seu rosto? Toda vez que você raspava, eles pareciam vir em maior volume, né?

Pois é, isso só acontecia porque, bem, os pelos apareceriam de qualquer forma, já que você estava nessa fase da vida. Uma coisa não tinha nada a ver com a outra, era só coincidência.

Raspar a barba engrossa os fios?

Raspar a barba engrossa os fios?

Também não! Pode até parecer que sim porque quando você raspa a barba, o pelo é cortado no comprimento e essa parte do fio é mais grossa. Mas, quando a barba começa a crescer, os pelos crescem com a espessura normal.

Lembra o que falamos no tópico anterior? O mito de que raspar a barba engrossa os fios pode ter vindo da adolescência também, das primeiras vezes raspando os pelos e percebendo eles “mais grossos”. Mas agora você já sabe da verdade!

E outra: raspar a barba não age no bulbo dos fios, que é a parte responsável pelo tamanho e espessura do pelo, ou ainda na produção hormonal, que também influencia nisso. Ou seja, realmente é mito, não teria nem como ser verdade

É bom?

raspar a barba é bom?

Sim! É muito importante fazer a manutenção da barba e isso inclui também raspá-la — mesmo que seja só nas partes onde os pelos ficam “sobrando” para fora do desenho da barba.

Mas também não precisa raspar a barba todo dia, a não ser que a sua barba cresça bem rapidamente e você não queira deixar nem resquícios dela no seu rosto. E, nesse caso (e em todos, na verdade), você tem que tomar bastante cuidado para não irritar a pele. Mas vamos falar mais sobre isso mais para frente!

Quando fazer a barba?

Com que frequência se barbear

Primeiro ponto, não é para raspar a barba todo dia, ok? Então qual é a frequência certa? A resposta que todo mundo odeia: depende. Mas é sério!

O ritmo de crescimento da barba não é o mesmo para todo mundo. Nossa dica então, é fazer a manutenção da barba sempre que começarem a aparecer pelos fora do “desenho” dela, ali para cima da bochecha e no pescoço. 

Como raspar a barba corretamente?

Então chegamos ao ponto mais importante deste texto! Para finalizar, vamos às dicas de como raspar a barba corretamente:

  • Use sempre lâminas de barbear novas — nada de lâmina cega ou enferrujada, ok?
  • Prepare a pele umedecendo-a e usando um bom gel para barbear;
  • Raspe os pelos no sentido do crescimento do pelo e com gestos suaves;
  • Enxágue sua lâmina frequentemente e evite ficar batendo com ela na pia para não danificá-la;
  • Use um gel pós-barba para acalmar a pele e hidrate-a com um balm para barba ou um óleo para barba.

Já que agora você sabe qual a importância de fazer a barba e, melhor ainda, como fazer isso da melhor forma possível, preste atenção em todos os pontos. Mas o que você quer é saber como fazer mais pelos aparecerem no seu rosto? Então confira nosso texto sobre como fazer a barba crescer rápido!

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Últimos posts Mais comentados
Twiiter