cuidar da barba
Barba 23 de janeiro de 2020

Cuidar da barba no verão: 6 dicas para a estação

Tá calor por aí? Estamos no verão, período ótimo para passear, saborear aquela breja gelada com os amigos e curtir com a barbudete. É nessa época também que muitos amigos lenhadores se desesperam, já que não sabem bem como cuidar da barba e manter os fios limpos e saudáveis mesmo com a temperatura nas alturas.

via GIPHY

Afinal, tem dias que parece que vamos derreter, não é mesmo? E a barba, como fica? Espetada, quebradiça e opaca.

Isso acontece porque, com a temperatura elevada, aumenta a produção de oleosidade e suor do rosto. Estes são fatores mais que suficientes para deixar os fios com aspecto de desleixo. 

Além da aparência da barba, ficar com os fios úmidos e sujos pode desencadear uma série de problemas como bactérias, fungos e vírus. 

A boa notícia é que você não precisa raspar sua barba só porque o calorão chegou. Com alguns cuidados simples, você consegue manter seus fios saudáveis e com todo frescor no verão – e em qualquer época do ano!

Protegendo o rosto com a barba

Muitos brothers acreditam que a barba aumenta a sensação de calor e acabam passando a navalha, em especial quando começa o verão. 

Vamos aproveitar esse post para esclarecer esse assunto. Na real, a barba mais protege do que aquece seu rosto.

Um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, apontou que mesmo os estilos mais curtos de barba podem proteger o rosto contra os raios nocivos do sol. Mas, fique atento: isso não significa que você pode deixar o protetor solar de lado, combinado?

via GIPHY

Para a pesquisa australiana, os cientistas colocaram manequins ao sol. Metade recebeu uma barba feita de Barba de pau (espécie de planta que se apoia em outras para viver), enquanto a outra parte continuou com a cara lisinha. 

Foi definida, então, a quantidade de radiação absorvida por cada um deles. Os resultados mostraram que os manequins com barba tiveram quase 35% menos de exposição aos raios UV. 

O estudo apontou ainda que, dependendo do tamanho e grossura dos pelos, a barba pode funcionar como um protetor solar com FPS de até 20.

Os pesquisadores comprovaram também que a barba é capaz de manter a região facial mais jovem. Isso porque protege contra o vento, mantendo a pele hidratada por mais tempo.

Como cuidar da barba no verão?

Cara, seja qual for o estilo, sua barba precisa de cuidados redobrados para enfrentar o calor, sol, suor,  sal da água do mar e substâncias químicas das piscinas.

Afinal, assim como os cabelos, a barba também acumula impurezas ao longo do dia. Rotina de limpeza e uso de protetor solar são alguns dos hábitos devem ser incluídos para manter os fios saudáveis. 

Confira:

Lave sua barba

Cuidar diariamente da higiene de sua barba é a regra número 1 para garantir fios bonitos e macios mesmo nos dias mais quentes.

Lavar o rosto com frequência e, claro, usando um shampoo específico para barba é essencial.

Afinal, como você já sabe, mas sempre é bom frisar, sabonetes e shampoos convencionais podem remover a hidratação natural da pele. Deixando a barba ressecada e, consequentemente, difícil de controlar.

Ao lavar a barba com mais frequência, você acabará com aquela sensação pegajosa desagradável. Também mandará água abaixo os detritos que tendem a se acumular nos pelos do rosto. 

  • Dica extra: vale aqui uma importante recomendação, em especial para os que têm a barba mais longa: se for fazer a higiene à noite, não se esqueça de secar bem os fios.

Dormir com a barba úmida pode levar à proliferação de fungos e bactérias que, certamente, vão prejudicar o seu visual.

Hidrate os fios

Com a barba limpa, não se esqueça de usar produtos que contribuam para a hidratação dos fios como balm e óleo.

Com princípios ativos especiais, eles ajudam a manter longe os efeitos negativos do calor no seu rosto.

Esses produtos criam um tipo de filme protetor em torno dos fios. E é ele que os mantém sedosos e hidratados e ainda ajudam a suavizar coceira e domar o frizz. 

Beba água: cuidar do corpo é cuidar da barba

via GIPHY

Ainda no quesito hidratação, a dica agora é direta para você, prezado irmão barbado. Com o calorão, é imprescindível beber bastante água!

Você já deve saber o quanto a água é importante no dia a dia, mas nos dias quentes, redobre a atenção. 

Ela é essencial para manter a sua pele, seu cabelo e, claro, a sua barba hidratados e com uma aparência saudável. 

Portanto, tenha sempre uma garrafa de água por perto e mande a desidratação para longe!

Penteie os fios

via GIPHY

Para cuidar da barba no verão, não se esqueça de pentear os fios. Além de acalmar e alinhar os pelos, o pente dará aquela força extra na circulação do ar, refrescando a barba. 

Além disso, o hábito de pentear a barba evita que você fique mexendo nos fios com os dedos. Esse costume que aumenta o acúmulo de sujeira e oleosidade. 

E, claro, use pentes indicados, preferencialmente os de madeira, que não geram eletrostática. 

Apare a barba

Mesmo que você esteja buscando uma barba longa e cheia, não deixe de aparar os fios frequentemente.

Além de manter sua barba alinhada – em especial nas laterais, que crescem mais rápido -, o hábito de aparar mantém os fios saudáveis. E, claro, você não fica com aquele ar de desleixo. 

Use protetor para cuidar da barba

Essa dica é válida não apenas no verão, mas em qualquer estação do ano: use filtro solar! Não é porque, conforme os estudos indicam, sua barba protege o rosto que você não precisa se preocupar. 

O uso do filtro solar garantirá a proteção de sua pele e, claro, dos seus fios. 

Para não errar, escolha um produto de toque seco, evitando assim resíduos na barba.

Fica esperto também para não usar protetor solar para corpo no rosto. A regra é a mesma do shampoo e outros produtos de higiene: devem ser próprios para a pele facial, que é mais sensível.

Ao usar um protetor solar específico para o rosto, você evita aumento de oleosidade ou ainda alguma irritação. Passe o protetor logo cedo e não se esqueça de reaplicá-lo ao longo do dia. Brother, e aí? Curtiu nossas dicas? Então aproveite, visite nossa página e confira os produtos que vão ajudar a manter aquela barba de respeito.

Posts Relacionados
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Mais comentados
Blend Original® Barba de Respeito