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Cabelo 1 de outubro de 2019

Calvície: principais vitaminas para fortalecer o cabelo

Antes de tudo: calvície te preocupa? Claro!No entanto, quem acompanha este magnífico blog já deve ter se ligado que a gente sempre defende uma tese fundamental: para cuidar da aparência, não depende apenas de bons cosméticos! Ou seja, o seu estilo de vida, os cuidados que você valoriza e, principalmente, o que você faz e come. Todos são fatores cruciais para definirem a sua saúde e estética, sabia? Pensando nisso, a gente preparou este post, exclusivamente, para falar sobre vitamina para fortalecer o cabelo e espantar a calvície.

Onde encontrar, como dá pra incluir isso na sua rotina, o que pode aparecer na falta delas… enfim, todas essas e muitas outras questões poderão ser esclarecidas aqui e esperamos, de verdade, que depois dessa leitura seu cabelo se torne uma verdadeira moldura do seu rosto. E aí, bora começar?

O que tem a ver, alimentação e estilo de vida com a calvície?

Tudo o que a gente come impacta de alguma forma em nosso organismo! Isso vale também para as nossas ações do dia a dia! Afinal, se um camarada fuma uma cartela de cigarro por dia, vive trancado no quarto e só se alimenta de besteira, certamente, a pele, o cabelo, a barba, a postura e o físico não serão comparáveis àquele que está sempre em movimento e com uma dieta equilibrada.

Além disso, a beleza, a força e o brilho de todos os pelos de nosso corpo dependem de nutrientes e vitaminas. E nosso organismo absorve todos os dias, de várias  formas. A partir do momento que falta algum, o funcionamento das células e poros já não são tão eficientes. Quer exemplos práticos de como o organismo depende disso? Então, se liga abaixo!

Testosterona

Imagem: iStock

Esse é o hormônio fundamental que define as principais características masculinas no corpo, inclusive, ajudando no crescimento da barba e no fortalecimento do cabelo, por exemplo. Dentro desse fabuloso e complexo sistema biológico tem uma parada que se chama DHT (Dihydrotestosterone). Podemos considerar como uma subcategoria da testosterona e é o principal fator para definir se o cara perde cabelo, tem barba volumosa ou muitos pelos no corpo.

Na verdade, o que vai variar de homem para homem é quanto cada um tem de receptores desse hormônio no corpo. Quanto maior o número, mais probabilidade de o cara ostentar uma cabeleira e uma barba de respeito. Quanto menor, mais chances de desenvolver a calvície!

Mas só para finalizar, mesmo se tratando de um assunto genético, é importante ressaltar que as atividades físicas, alimentação e complementos nutricionais ajudam a equilibrar esses hormônios. E, consequentemente, contribuir para a saúde do cabelo.

Alopecia

Esse problema pode ter origem em diversas fontes. Mas, se caracteriza, especialmente, pela deficiência de vitamina para fortalecer o cabelo. A alopecia acarreta na calvície e muitos estudos apontam que a falta da vitamina D é um dos fatores mais atuantes da doença.

A melhor coisa a se fazer é buscar ajuda médica, de um dermatologista, mas o exemplo serve para mostrar como certos nutrientes são fundamentais para manter a saúde do organismo e como impactam diretamente nos fios.

Afinal, qual a melhor vitamina para fortalecer e evitar a calvície?

De começo, podemos considerar quais vitaminas, afinal, são muitas que podem favorecer a saúde da cabeleira. Abaixo, citamos algumas delas e, claro, deixamos aquelas dicas marotas sobre onde encontrar a fonte. Confere aí!

Vitamina A

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Quem se preocupa com a beleza da pele e do cabelo deveria se importar com a vitamina A. Afinal, ela ajuda glândulas a produzirem o tal sebo. Esse “carinha” é fundamental para hidratar o couro cabeludo e manter os fios saudáveis. O problema é quando a produção sai de controle ou não gera volume suficiente.

Bom, no caso de excesso de sebo, a dica é investir um bom shampoo para controlar esses níveis. De preferência, um anticaspa, pois age justamente nesse ponto. Já quando é o contrário, se o couro cabeludo for ressecado, a boa é caprichar na hidratação. Indicamos um bom condicionador, óleo e incluir na dieta alimentos como cenoura, abóbora, batata doce e espinafre. Todos muito ricos!

B7

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Essa é o bicho! A tal da B7 nada mais é que a poderosa Biotina. Presente na formulação de vários tônicos capilares e cosméticos, justamente, por ser uma importante vitamina para fortalecer o cabelo. Faz parte do complexo B e, por isso, dá para encontrar em diversos ingredientes e alimentos, principalmente na carne vermelha (opa, churrasco tá liberado então), leite, queijo, cereais e folhas escuras.

Vitamina C

A gente sempre lembra da vitamina C quando está gripado, né? É isso mesmo! Porém, ela ainda conta com uma função bem legal para o fortalecimento de nossas cabeleiras: a criação de colágeno! Isso faz parte de uma estrutura importante dos fios e dos poros, inclusive, ajudando a absorver Ferro. Que dá um gás no crescimento e ajuda a manter mais firme. Portanto, vai de laranjada, limonada (beleza, caipirinha tá inclusa também), tangerinas, frutas vermelhas e cítricas.

Zinco

Essa vitamina para fortalecer o cabelo é importante também pelo fato de permitir a reparação do tecido capilar. Também ajuda a manter as glândulas de óleo funcionando de boa, o que auxilia na hidratação dos fios. Para se ter uma ideia da importância do Zinco, a sua deficiência é uma das principais causas da queda de cabelo. Nesse caso, ele é encontrado em grandes quantidades nas ostras, sementes de abóbora, espinafre e lentilha.

Vitamina E

Essa aí é conhecida como um dos melhores antioxidantes. Também não é difícil encontrar cosméticos com o seguinte destaque: “rico em vitamina E”. Você já deve ter visto também. Fato é que, a parada é fundamental mesmo para a saúde dos fios, especialmente, por causa de nutriente chamado tocotrienol.

Aliás, para não pensar que é exagero, uma pesquisa americana realizou um teste com pessoas com queda de cabelo e 34% delas apresentaram crescimento após uma suplementação com a vitamina E. Maneiro, né?

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Já sabemos: você quer saber onde encontrar essa vitamina para fortalecer o cabelo! Então, anota aí: sementes de girassol, espinafre (de novo), amêndoas, grãos e o velho e bom abacate.

Adeus Calvície

Enfim, essas foram algumas dicas de vitamina para fortalecer o cabelo. Finalizamos aqui, reforçando a ideia de que é muito importante prezar pelo estilo de vida e cuidados com a pele e os fios (isso vale para a barba também). Claro que os cosméticos são fundamentais e o próprio uso do Blend Capilar, por exemplo, pode trazer resultados incríveis.Entretanto, por outro lado, não adianta largar de mão a prática de atividades e exercícios e, principalmente, não cuidar da alimentação, beleza?

Curtiu? Aproveitando, vamos deixar uma última dica irada para o seu cabelo. Já ouviu falar no shampoo de cerveja? Então, confere essa dica e conheça um dos cosméticos mais eficientes e legais que rolam no mercado!

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