Dicas para Barba 16 de abril de 2021

Cuidados com a barba: 6 dicas indispensáveis

Para você que está pensando em deixar a barba crescer, já adiantamos uma coisa: não é só deixar crescer não, viu? Tem que adotar alguns cuidados com a barba também.

Mas não precisa se desesperar, ainda é um processo simples e nós reunimos aqui todas as dicas que você precisa para se tornar um digno barbudo! Então chega de papo furado e vamos ao que interessa.

Quais os cuidados com a barba?

Existem vários tipos de cuidados com a barba. Existe a higienização, a hidratação, os tratamentos para crescer barba, a manutenção…

No caso dos cuidados com a barba para crescer, existem alguns que são essenciais — e é sobre eles que vamos falar a seguir.

1. Conheça sua barba

cuidados com a barba

Se você nunca deixou a barba crescer de verdade, é muito provável que não entenda como são seus pelos, como eles crescem e muito menos sabe se tem ou onde ficam as falhas.

Para você, a primeira coisa a fazer é deixar a bendita lâmina de lado, esquecer de vez! Assim você vai começar a conhecer melhor a sua barba.

A dica aqui é contrária ao que muitos barbudos pensam. É possível até que você esteja pensando “mas não é raspar a barba que faz ela crescer?”. Não, amigo, isso é mito.

Isso mesmo, a resposta para a grande questão “o que acontece se fizer a barba todos os dias?” é: nada. Aliás, se não tiver cuidado, tudo que você vai conseguir é uma bela de uma irritação bem na cara. Melhor não, né?

Então, um dos cuidados com a barba fundamentais é justamente deixá-la crescer e observá-la de perto. Comece a perceber se ela cresce mais em uma parte, se aquela falha que você achava que tinha não desaparece depois de um tempo, se dá coceira… Tudo é importante.

2. Resista firme e trate a coceira

cuidados com a barba

Dez entre dez homens que estão deixando a barba crescer sofrem ou já sofreram com a coceira. Mas não se preocupe, isso é normal e se dá devido ao processo de crescimento dos fios mesmo. E você já sabe o que acontece se dizer a barba todos os dias… 

Além disso, o ressecamento da sua pele e o acúmulo de sujeira podem colaborar e muito para isso acontecer. Então, para combater e evitar é muito simples: basta ter uma rotina de cuidados com a barba.

Neste caso, mantendo sua barba e pele sempre limpos e hidratados. Uma boa dica é usar um bom esfoliante para garantir a retirada de sujeira, pele morta e o que mais se acumular sobre a sua pele e os seus pelos — e ainda tem o bônus de desobstruir os poros, deixando o caminho livre para os fios crescerem.

3. Crie uma rotina de cuidados com a higienização da barba

cuidados com a barba

É muito importante que você tenha uma rotina de higienização e cuidados com a pele e com a barba. Como falamos lá em cima, não basta só deixar ela crescer. Você precisa entender que quando trata sua barba da maneira certa, ela cresce e fica muito mais imponente!

Mas como fazer a higiene da barba? O mais indicado a se fazer é lavar com produtos específicos, como shampoos para barba.

“Ah, então pode usar shampoo na barba?”. Shampoo de barba, pode. É importante que você saiba que barba e cabelo possuem um pH diferente. Então, se você utilizar o shampoo de cabelo na barba, seus fios podem ficar duros e quebradiços, e isso não é nada legal.

Por isso, nossa dica é sempre optar por shampoos específicos para a barba, que trabalham para fazer justamente o contrário, deixando a sua barba bem cuidada.

Ah, e a frequência que você lava pode variar. Todos os dias, dia sim dia não, como quiser. Mas, se preferir a segunda opção, é importante pelo menos lavar a barba com água morna nos dias alternados, assim você terá sempre fios macios e hidratados.

4. Hidrate a barba e o rosto

Além de lavar bem e esfoliar a pele do rosto, outro dos cuidados com a barba essenciais é a hidratação. Como já dissemos, a pele e os pelos ressecados podem causar coceira e, fala sério, ninguém gosta da barba arrepiada e pinicando.

Hidratando os fios, eles ficam mais maleáveis, macios e até cheirosos. Para algo que fica bem embaixo do nariz, está ótimo, né? Então pode investir em um bom óleo para barba ou um balm para barba, vai valer a pena!

5. Apare (sim!)

Ok, nós sabemos que o primeiro conselho foi deixar a barba crescer. O que acontece é que o natural da barba é crescer de forma desigual e desgrenhada. Se você não quiser ser confundido com o Capitão Caverna, a nossa dica é aparar os pelos.

É isso mesmo, para deixar crescer você vai precisar aparar. Pode parecer sem sentido, mas é nesse momento que você vai definir o desenho dela e decidir o estilo que vai seguir. Depois de escolher, você irá apenas ir aparando só onde for necessário.

Sempre recomendamos que você faça visitas ao seu barbeiro mensalmente. Mas, se você confia no seu taco e acha que consegue aparar a barba em casa, tome cuidado.

Antes de aparar sempre utilize um pente de madeira para alinhar os fios, assim você não irá cortar nada que não deve e use um gel de barbear para garantir um resultado mais alinhado.

E nunca apare a sua barba molhada. Quando ela está molhada, os pelos ficam mais pesados e aparentam ser maiores, o que pode levar a resultados que você definitivamente não quer. Esses são os melhores cuidados para manter a barba.

6. Agora é só manter os cuidados com a barba!

cuidados com a barba

Essa é a parte mais fácil, diga-se de passagem. Após você definir o estilo a ser seguido e sua barba tomar forma, basta continuar tomando todos os cuidados com a barba que citamos aqui.

Não se esqueça de manter sua barba sempre hidratada, sempre fazer uma higienização bacana e uma manutenção periódica. Assim, além de conquistar a tão sonhada barba de respeito, você conquista o coração das barbudetes.

E, se você quiser investir mais nos seus cuidados com a barba, hoje no mercado existem produtos que ajudam no preenchimento, fortalecimento e crescimento dos fios. Mas é importante frisar, que você deve ter cuidado.

Procure sempre produtos seguros e com sua eficácia comprovada. Assim você não terá nenhuma surpresa inesperada nesse processo.

E aí, esse artigo te ajudou a entender melhor quais são os cuidados com a barba? Então compartilhe com os seus brothers. E, se tiver ficado qualquer dúvida, pode deixar nos comentários que nós respondemos.

Posts Relacionados

Comentários:

  1. Minha barba ate cresce bem , porem quando esta na fase grande ela fica com os pelos duros e enrolados , gostaria de sabe , oque poderia ser feito para melhorar !

    1. Fala Kauan beleza? Cara o ideal é deixar crescer e enquanto tá crescendo já ir passando um óleo hidrante nos fios, penteando com pente de madeira , passando um balm hidratante saca? vai melhorar bastante! Abraços!

  2. […] cavernas. Então, o primeiríssimo passo para deixar os fios da barba lisos é criar uma rotina de cuidados e […]

  3. […] passo no caminho para se tornar o orgulhoso dono de uma Barba de Respeito é acrescentando uma rotina de limpeza e cuidados com os seus pelos ao dia a dia. Um produto indispensável para isso é o shampoo para barba, pois […]

  4. […] pente para barba. Você pode ficar aí achando que é frescura e perdendo tempo ou pode aceitar que produtos que são planejados para os pelos faciais são obviamente melhores para esse tipo de […]

  5. […] os produtos para barba em mãos, crie uma rotina de higienização com os seus fios. Nós recomendamos que você lave os pelos com shampoo para barba todos os […]

  6. […] papo de que a barba é mais suja do que vaso sanitário, acrescente um shampoo para barba à sua rotina. Esse produto consegue limpar profundamente os fios, cuidar da pele do rosto e hidratar a […]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se para Receber NOTÍCIAS E PROMOÇÕES
Últimos posts Mais comentados
Twiiter